Symington inova com prova de vinhos Tawnies e doces conventuais

Nas Caves da Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia, a empresa Symington apresenta uma prova de vinhos Portos Tawnies Cockburn’s, Graham’s e Dow’s com doces conventuais. A experiência inclui uma visita guiada ao museu e à tanoaria em operação.

Symington inova com prova de vinhos Tawnies e doces conventuais
Symington inova com prova de vinhos Tawnies e doces conventuais. Foto: DR

A empresa Symington apresenta uma nova proposta que une vinhos com décadas de envelhecimento em cascos de carvalho a sabores da doçaria conventual que é uma das maiores tradições gastronómicas portuguesas.

A empresa familiar Symington com uma história que também já faz parte do “tecido nacional” lança uma prova de vinhos nas Caves da Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia, onde junta os Portos Tawnies Cockburn’s, Graham’s e Dow’s, que se caracterizam por uma suavidade e complexidade de aromas a frutos secos, especiarias, baunilha, caramelo, mel e casca de laranja, a três tipos de doces conventuais muito conhecidos e apreciados pelos portugueses e estrangeiros.

A prova Portos Tawnies com Doces Conventuais une o aveludado e elegante Cockburn’s 20 Anos Tawny com a suavidade do pão-de-ló, harmoniza o complexo Dow’s 30 Anos Tawny, com um leve toque cítrico, com a tarte de amêndoa, ajudando à intensificação dos sabores, e junta o Graham’s 40 Anos Tawny, que apresenta uma variedade sabores, como passas, café e casca de citrinos, à tarte de bolacha com creme de laranja.

A proposta da Symington inclui para além da prova dos três vinhos uma visita ao espaço onde é possível conhecer o museu, bem como a última tanoaria em operação nas Caves de vinho do Porto. Os visitantes têm a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido pelos mestres tanoeiros, que empregam as mesmas técnicas e as mesmas ferramentas que os seus antepassados.

O armazém comporta 6.518 pipas de vinho do Porto em estágio, para além do equivalente a 10.056 pipas em balseiros, que permitem manter o tradicional envelhecimento deste néctar em cascaria de carvalho avinhada.

O valor da experiência é 47 euros por pessoa, e os interessados devem efetuar reserva prévia de 48 horas, através do e-mail cockburnslodge@cockburns.com ou pelo telefone 913 007 950. A prova e visita guiada às Caves decorre todos os dias entre as 9h30 e as 18h00, sendo a última visita às 16h45. Quem pretender pode adquirir os vinhos das marcas da família Symington, na loja das Caves.