Task-Force UE-OTAN para segurança de infraestruturas críticas

Depois dos atos de sabotagem dos gasodutos Nord Stream e de ciberataques a União Europeia intensifica cooperação com a OTAN criando uma Task-Force conjunta para reforço da segurança das infraestruturas de energia, digitais, transportes e do espaço.

Task-Force UE-OTAN para segurança de infraestruturas críticas
Task-Force UE-OTAN para segurança de infraestruturas críticas

Os atos de sabotagem contra os gasodutos Nord Stream levaram a uma maior atenção para garantir a resiliência das infraestruturas críticas. A União Europeia (UE) despertou para os riscos em que se encontram as infraestruturas críticas da União e para a necessidade de aumentar a resiliência nacional e coletiva contra possíveis ameaças.

A UE e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) passam a intensificar a cooperação e lançam uma Task-Force conjunta sobre Resiliência de Infraestrutura Crítica com o objetivo de reforçar a segurança. A Task-Force já tinha sido anunciada em conjunto pela Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e pelo Secretário-Geral da OTAN, Stoltenberg, em 11 de janeiro de 2023.

“Devemos fortalecer a resiliência da nossa infraestrutura crítica para estar sempre pronta. Hoje lançamos com sucesso a pricibermeira reunião da Task-Force para Infraestrutura Crítica Resiliente. Especialistas seniores da UE e da OTAN trabalharão lado a lado para identificar as principais ameaças à nossa infraestrutura crítica e trabalhar em respostas”, referiu a presidente da Comissão Europeia.

A Task-Force UE-OTAN irá cobrir, nesta primeira fase, quatro setores: energia, infraestrutura digital, transporte e espaço. O objetivo é neutralizar aqueles que procuram minar a segurança e garantir que a infraestrutura crítica europeia permaneça robusta e confiável perante as ameaças em evolução.