Tecnologia dos jogos usada para reestruturar sistemas na aviação

Investigadores estudam a aplicação da tecnologia dos jogos na reestruturação dos sistemas informáticos no setor da aviação. A gamificação pode melhorar o sistema de gestão do tráfego aéreo.

Tecnologia dos jogos usada para reestruturar sistemas na aviação
Tecnologia dos jogos usada para reestruturar sistemas na aviação. Foto: Rosa Pinto

Tecnologia dos jogos de computador pode ser aplicada para reestruturação dos sistemas de Informação no sector da aviação. Para isso será necessária uma colaboração interdisciplinar entre especialistas de diferentes organizações e países.

Erlend Andreas Gjære, investigador do laboratório norueguês SINTEF, em conjunto com outros investigadores do SINTEF, e ainda, de Itália e da Alemanha, estão a trabalhar para encontrar aspetos da tecnologia de jogos que possam ser aplicados noutras áreas específicas, como as ligadas a mudanças na segurança, economia e organização no sector da aviação.

Nos últimos anos o método de gamificação tem sido usado em diferentes configurações para aumentar o envolvimento e a motivação do utilizador numa larga variedade de atividades.

A capacidade do espaço aéreo da Europa está num ponto de rutura. Para fazer face a este problema, os especialistas consideram a necessidade de melhores sistemas de informação que permitam gerir o crescimento do tráfego. Estes novos sistemas podem incluir o controlo de tráfego aéreo, o manuseamento de bagagens, a comunicação entre aeronaves e o gestor de horário de voo.

Mas as mudanças necessárias são tanto sobre aspetos sociotécnicos como são sobre sistemas técnicos. Todos os sistemas de TI têm um efeito sobre as pessoas e possuem fatores operacionais. “A reestruturação pode ser excitante, mas é muitas vezes difícil de implementar”, refere Erlend Gjære, que acrescenta: “As pessoas gostam de fazer a sua própria reestruturação, dentro da sua própria realidade, mas têm de ser estimuladas a trabalhar em conjunto”.

Erlend Gjære indica que “a abordagem não é baseada na concorrência”, mas estão a “tentar criar as mesmas experiências que os jogos de computador fornecem, como o domínio de novos desafios e a proficiência em descobrir coisas novas e o assumir a liderança”.

“Há uma coisa que os especialistas em aviação precisam, em face da reestruturação principal do sistema de TI, que é uma melhor comunicação”, indica Erlend Gjære. “Ao sector da aviação tem faltado uma estrutura de liderança de alto nível para o desenvolvimento do sistema. Por esta razão, as companhias aéreas nacionais, as autoridades da aviação internacional e as organizações de segurança e de infraestrutura, vão ter de trabalhar efetivamente juntos”.

Os investigadores estão a desenvolver uma ferramenta de modelagem baseada na web e projetada para coordenar e integrar todas as propostas de alteração dos sistemas, o que irá tornar possível a realização de análises interdisciplinares. A ferramenta pode basear-se em três princípios:

Proficiência – A ferramenta pode facilitar a compreensão mútua e o reconhecimento por outras pessoas pelo ponto de vista de um determinado indivíduo.

Autonomia / autocontrolo – Utilizadores permanecerão especialistas nos próprios campos, permitindo contribuições de todos os utilizadores tornando possível explorar todas as soluções disponíveis e utilizar essas informações para criar novas iniciativas.

Parentesco / colaboração / interdependência – Jogos de computador são jogados da mesma maneira em todo o mundo, pelo que a melhor solução será encontrada através da interação com os outros. Cada utilizador contribui com a própria experiência, resultando numa solução conjunta mais eficaz.