TEDxPorto 2020 na Alfândega do Porto com o tema “Inconvencional”

Ativista Miguel Duarte, investigador Rui Diogo e jornalista Isabel Canha são os primeiros três oradores confirmados no TEDxPorto 2020. O evento decorre a 28 de março, na Alfândega do Porto com o tema “Inconvencional”.

0
TEDxPorto 2020 na Alfândega do Porto com o tema “Inconvencional”
TEDxPorto 2020 na Alfândega do Porto com o tema “Inconvencional”. Foto: © Rosa Pinto

O TEDxPorto regressa à Alfândega do Porto para a sua 11ª edição, no dia 28 de março de 2020. O evento, que na última edição teve lotação esgotada com 1.300 participantes, terá como tema “Inconvencional”. O objetivo é partilhar ideias e projetos bem-sucedidos que tenham fugido ou contornado regras, hábitos e convenções e criado soluções disruptivas, fomentando novos comportamentos em prol do desenvolvimento da sociedade.

Para o TEDxPorto 2020 encontram-se já confirmados os três primeiros oradores: o ativista Miguel Duarte, o investigador Rui Diogo e a jornalista Isabel Canha. Os bilhetes para o TEDxPorto já estão disponíveis e podem ser adquiridos em https://tedxporto.com/.

Miguel Duarte: a catástrofe do Mediterrâneo vivida na primeira pessoa

Miguel Duarte: a catástrofe do Mediterrâneo vivida na primeira pessoa
Miguel Duarte: a catástrofe do Mediterrâneo vivida na primeira pessoa. Foto: DR

Miguel Duarte é um jovem ativista português. Voluntário em vários campos de refugiados na Grécia e na Turquia esteve envolvido na criação do coletivo HuBB – Humans Before Borders, uma plataforma de comunicação e de luta pelos direitos humanos.

O ativista foi tripulante do navio “Iuventa”, tendo participado no resgate de milhares de pessoas no Mediterrâneo. Por essa razão, como outros ativistas humanitários, é alvo de uma investigação por auxílio à imigração ilegal em Itália.

No TEDxPorto, Miguel Duarte dará a conhecer a realidade vivida no Mediterrâneo e de como, na sua opinião, as entidades governativas e a sociedade podem terminar com esta catástrofe humanitária.

Rui Diogo: A poligamia é um conceito masculino?

Rui Diogo: A poligamia é um conceito masculino?
Rui Diogo: A poligamia é um conceito masculino?. Foto: DR

Rui Diogo é um investigador português conceituado na área da biologia. Membro da Associação Americana de Anatomistas, professor associado na Howard University College of Medicine e membro do Center for the Advanced Study of Hominid Paleobiology da George Washington University. O investigador tem vindo a ser distinguido com vários prémios, sendo autor e coautor de mais de 100 artigos publicados em revistas como a Nature.

Conjugando dados científicos de medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia, Rui Diogo vai questionar o mito machista infundado – mas ainda tão recorrente na nossa sociedade – de que os homens têm uma tendência maior para ter várias parceiras, enquanto as mulheres têm uma tendência mais monogâmica. Será mesmo assim?

Isabel Canha: a experiência de mulheres em cargos de chefia

Isabel Canha: a experiência de mulheres em cargos de chefia
Isabel Canha: a experiência de mulheres em cargos de chefia. Foto: DR

Isabel Canha jornalista de economia e da área feminino, ex-diretora da Cosmopolitan e da Exame e cofundadora do website “Executiva.pt” entrevistou ao longo de 30 anos de carreira dezenas de mulheres de negócios. No TEDxPorto vai partilhar o que pensam, sentem e sabem as mulheres no topo do poder económico em Portugal.

Isabel Canha é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e possui uma extensa formação complementar em gestão, finanças, marketing, liderança e jornalismo. É autora do livro “As Mulheres Normais têm Qualquer Coisa de Excepcional”, editado em 2009 pela Bertrand. É ainda coautora de cinco livros, entre os quais “Memórias de Executivas” e “Lições de Liderança de CEO Portuguesas”.

Desde 2010, o TEDxPorto já conta com mais de 11 mil participantes e 190 oradores, tendo apresentado ao público histórias e projetos inspiradores que têm vindo a transformar o mundo, como é o caso do ColorAdd ou da associação Vencer Autismo.

No Porto, o evento assume-se como um momento incontornável na programação cultural da cidade, sendo um dos maiores TEDx do mundo, num universo de mais de 5.500 eventos que se realizam anualmente em cidades como Paris, Sydney, Tóquio ou Nova Iorque.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!