‘Terras de Monte Longo’ a nova obra de Daniel Bastos

A nova obra ‘Terras de Monte Longo’ de Daniel Bastos é um retrato histórico conciso e ilustrado do interior norte do país dos meados dos anos 70. Uma obra realizada a partir de fotografias de José de Andrade, um dos grandes nomes da fotografia.

Livro de Daniel Bastos, Terras de Monte Longo
Livro de Daniel Bastos, Terras de Monte Longo

O escritor e historiador Daniel Bastos tem uma nova obra, com o título ‘Terras de Monte Longo’. A obra foi concebida a partir do espólio de José de Andrade (1927-2008), um dos mais aclamados fotógrafos portugueses da sua geração, de renome internacional, premiado e exposto em várias locais no mundo.

Nesta obra Daniel Bastos esboça um retrato histórico conciso e ilustrado do interior norte de Portugal em meados dos anos 70. Um livro em edição trilingue: português, francês e inglês.

Com apresentação a 16 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, o livro tem prefácio de Gérald Bloncourt, o conhecido fotógrafo franco-haitiano que imortalizou a história da emigração portuguesa, e tradução de Paulo Teixeira.

A elaboração da obra teve apoio da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e do Centro Português de Fotografia, a instituição pública que assegura a conservação, valorização e proteção legal do património fotográfico nacional.