Teste à COVID-19 por amostra de saliva, no Grupo Germano de Sousa

    Grupo Germano de Sousa disponibiliza teste à COVID-19 através de amostra de saliva. O teste permite resultados rápidos mantendo a mesma técnica de análise do teste RT-PCR. O teste é acessível e um contributo para evitar a disseminação do SARS-CoV-2.

    Teste à COVID-19 por amostra de saliva, no Grupo Germano de Sousa
    Teste à COVID-19 por amostra de saliva, no Grupo Germano de Sousa

    Laboratórios do Grupo Germano de Sousa disponibilizam teste de diagnóstico da COVID-19 por amostra de saliva. Um recurso que vai apoiar o Sistema Nacional de Saúde no combate ao SARS-CoV-2.

    A saliva é uma boa amostra biológica para o diagnóstico laboratorial da COVID-19, dado que as partículas de SARS-CoV-2 na saliva podem resultar da migração de células infetadas do trato respiratório inferior e superior ou de infeção da cavidade oral, principalmente da língua.

    O kit individual para a realização do teste contém um tubo para onde a pessoa expele a saliva. Trata-se assim de um teste pouco invasivo e bastante simples no que respeita à recolha da amostra. O teste é considerado útil para pessoas mais sensíveis ao recurso da zaragatoa, como idosos e crianças. O procedimento também diminui o risco de disseminação de gotículas, contribuindo para a segurança de todos.

    O teste constitui uma solução acessível que permite a identificação rápida de casos ativos evitando a disseminação do SARS-CoV-2. Mantem a mesma técnica de análise do teste molecular (RT-PCR) e numa única amostra é possível detetar a presença do vírus, identificar as estirpes e dosear a presença de anticorpos.

    Num momento em que a testagem em massa é importante para gerir o desconfinamento, os testes de saliva têm elevada aplicabilidade em rastreios em escolas, aeroportos, lares e nos locais com maior risco de transmissão em meio laboral. Este teste de diagnóstico com recurso a uma amostra de saliva pode aumentar significativamente a capacidade de testagem da população.

    Numa primeira fase, o teste pode ser realizado nos Centros COVID-19 do Grupo Germano de Sousa, sendo posteriormente disponibilizado em todos os postos de colheita do grupo de Norte a Sul do País.

    Com este novo teste o Grupo Germano de Sousa reforça assim o seu compromisso no acompanhamento contínuo dos desafios e evolução nas áreas da Patologia Clínica e Análises Clínicas em inovação, qualidade e rigor, colocando à disposição da população portuguesa e dos médicos esse conhecimento.