Teste da BioJam permite detetar COVID-19 em 15 minutos

Teste rápido de antigénio, da farmacêutica BioJam, permite detetar se uma pessoa está com COVID-19, em 15 minutos, desde as primeiras 24 horas de contágio. A farmacêutica já notificou o INFARMED para colocar o teste no mercado.

Teste da BioJam permite detetar COVID-19 em 15 minutos
Teste da BioJam permite detetar COVID-19 em 15 minutos. Foto: DR

Para a distribuição dos testes rápidos antigénico NADAL COVID-19 Ag, a farmacêutica BioJam indicou que já notificou o INFARMED. O teste permite detetar, desde as primeiras 24 horas de contágio, uma proteína do coronavírus que provoca a COVID-19, e assim determinar a infeção.

Estes testes rápidos permitem preencher uma lacuna no diagnóstico rápido na fase inicial da infeção, já que estes testes dispõem de uma janela de deteção similar aos atuais testes PCR.

Os testes não necessitam de instrumentação e os resultados são obtidos em apenas 15 minutos, o que reduz significativamente os falsos positivos gerados por contaminação de outros testes.

Os testes rápidos NADAL de antigénio que são fabricados na Alemanha fornecem informações essenciais no momento do período de infeção em que há um risco mais elevado de transmissão da doença. Este rápido “constitui uma ferramenta fiável e acessível para detetar focos de infeção em grande escala reduzindo, assim, a propagação da doença”.

Esta ferramenta de diagnóstico é baseada num sistema de fluxo lateral, que não necessite de instrumentação, ou seja, o teste é feito com um dispositivo simples que deteta a presença de uma substância numa amostra líquida sem a necessidade de equipamentos especializados e dispendiosos.

Uma solução rápida e económica para as empresas

Os testes de antigénio NADAL são rápidos, baratos e acessíveis, permitindo testar casos de COVID-19 em grande escala, identificar rapidamente os indivíduos infetados e reduzir a propagação do coronavírus, apresentado diversas vantagens para ambientes de trabalho e empresas.

Carlos Monteiro, CEO e Fundador da BioJam Holding Group, esclareceu: “Os testes rápidos de antigénio constituem a opção mais rápida e económica para as empresas que pretendam testar os seus colaboradores, combatendo assim o impacto económico e social associado à abstinência laboral imposta pelos períodos de quarentena. Desta forma as empresas podem manter a sua atividade normal ao mesmo tempo que garantem a segurança de todos os colaboradores”.

Tendo em conta a técnica de recolha das amostras por zaragatoa, a BioJam indicou que disponibiliza a possibilidade de realização dos testes de antigénio NADAL na Clínica Pilares da Saúde em Lisboa e na Oporto Pain Free Clinic no Porto, para quem não dispõe de um profissional de saúde dentro da empresa.

A BioJam também pode disponibilizar profissionais de saúde para a realização dos testes nas próprias empresas, garantindo uma rápida resposta no controlo de possíveis casos de infeção de COVID-19.