Teste rápido português para COVID-19 já está disponível em todo o país

Com 93,3% de sensibilidade e 99,2% de especificidade, o Teste Rápido do Coronavírus Ag (N)(Fossas Nasais) da Pantest já está disponível em todo o país. Em face da procura o laboratório português e a farmacêutica também portuguesa, Biojam, reforçam produção e distribuição.

Teste rápido português para COVID-19 já está disponível em todo o país
Teste rápido português para COVID-19 já está disponível em todo o país. Foto: DR

O primeiro e único autoteste COVID-19 português produzido pela Pantest e distribuído pela farmacêutica Biojam já está disponível nas farmácias portuguesas. A procura levou o laboratório português a intensificar a produção e a Biojam a aumentar a capacidade operacional para garantir a distribuição e reposição de stocks em todo o país.

Portugal segue os passos da Alemanha e Áustria, no que toca a regimes excecionais para autotestes, e para isso a Biojam e a Pantest estabeleceram uma parceria de cooperação com vista a colocarem no mercado uma solução 100% nacional.

O Teste Rápido do Coronavírus Ag (N)(Fossas Nasais) de antigénio já pode ser adquirido nas farmácias portuguesas e é apresentado em Kits individuais, vendidos em embalagens não manipuladas desde o fabricante até ao consumidor final, com toda a informação exigida pelas autoridades de saúde. O teste obedece aos requisitos europeus para este tipo de produtos, e as boas práticas de fabrico de dispositivos médicos.

Um QR Code existente na embalagem permite acesso a um vídeo explicativo e a instruções a utilizado correta do teste por qualquer pessoa. As empresas disponibilizam também um serviço de apoio prestado via WhatsApp, através do qual é possível colocar dúvidas, pedir apoio adicional e enviar fotos dos testes.

Catarina Almeida, Diretora da Pantest, explicou: “Além da qualidade do próprio teste, uma das nossas preocupações é assegurar que o consumidor terá acesso a toda a informação, de modo a que o processo de autodiagnóstico seja realizado da forma mais correta e segura”.

O teste é de venda livre, sem obrigatoriedade de receita médica, e pode ser adquirido por qualquer pessoa maior de 18 anos. O Teste Rápido do Coronavírus Ag (N)(Fossas Nasais) da Pantest apresenta valores na ordem dos 93,3% de sensibilidade e 99,2% de especificidade.

Para Carlos Monteiro da Biojam “não há dúvida que os autotestes nasais produzidos pela Pantest apresentam elevados padrões de qualidade, garantindo ao consumidor uma solução de diagnóstico com níveis de precisão próximos de um teste PCR”.