Toni Bou vence TrialGP Portugal em Gouveia

Ao vencer hoje em Gouveia, o espanhol Toni Bou conseguiu tornar-se no piloto com mais vitórias no campeonato do mundo de trial, ultrapassando os 99 sucessos de Doug Lampkin e subiu pela 100ª vez o degrau mais alto do pódio. Um recorde conseguido entre 2006 e 2018.

Toni Bou vence TrialGP Portugal em Gouveia
Toni Bou vence TrialGP Portugal em Gouveia. Foto: DR

O recorde de Toni Bou, conseguido em Gouveia, junta-se aos 145 pódios no campeonato. Uma taxa de vitórias surpreendente que é de 50%, um feito que nenhum piloto de motociclismo conseguiu em campeonatos do mundo de trial ou em qualquer outra disciplina.

Em Gouveia, e com temperaturas acima dos 30°C, a caravana percorreu um circuito desenhado integralmente nos 220 hectares do Parque da Senhora dos Verdes, com um total de 15 zonas de obstáculos. O percurso, percorrido duas vezes, apresentou terra solta e os habituais penedos de grandes dimensões foram imagem da prova lusa que marcou o final da primeira metade da época.

Um percurso onde Toni Bou encontrou as condições ideais para se tornar no piloto com mais vitórias no campeonato do mundo.

A vitória que começou a construir-se logo na primeira volta quando o piloto de 31 anos de idade somou apenas um ponto de penalização. Na 14ª zona ficou de imediato com oito de vantagem sobre Jeroni Fajardo e 17 face a Jaime Busto, os seus principais rivais em termos de campeonato.

Na segunda passagem o piloto de Piera na Catalunha dilatou a margem face à concorrência e mesmo com a penalização de oito pontos, para um total de nove no final do dia, os concorrentes perderam mais e nas contas do pódio Fajardo fechou com 21 pontos e Busto com 31.

“Antes de aqui chegar nem sabia que era o meu GP 200, mas estou satisfeito com a vitória clara. Foi uma prova dura, com muito calor a tornar ainda complicado o nosso objetivo, mas conseguiu a vitória e isso deu-me mais alguma margem na liderança do campeonato” referiu Toni Bou, que procura em 2018 o seu 12º título mundial consecutivo.

O piloto, em relação à renovação do título mundial, acrescentou: “Estamos a meio do ano e não é ainda altura de pensar nisso. Os meus adversários estão muito perto e o objetivo é continuar a estar no pódio e pontuar o mais possível. Mas estou muito satisfeito por tudo o que fiz nesta primeira fase do ano depois da lesão que sofri no Inverno e que condicionou o arranque de campeonato.”

Toni Bou ultrapassou 25 das 30 zonas sem qualquer penalização, Fajardo 22 e Busto 21, subindo os três ao pódio de consagração final ao mesmo tempo que se destacaram um pouco mais dos restantes pilotos na classificação geral do campeonato onde Toni Bou tem agora uma dezena de pontos de vantagem face a Fajardo e 14 para Jaime Busto.

Na Trial 2 a vitória foi para Dan Peace, a primeira do piloto no campeonato que continua a ser liderado por Matteo Grattarola com 11 pontos de vantagem sobre Toby Martyn. Diogo Vieira, o único luso a participar na prova, integrou esta classe mas foi forçado a abandonar depois de cumprir a zona 10 com problemas de travões na sua moto.

Na Trial 125 foi Billy Green quem venceu pela quarta vez este ano, dilatando a sua vantagem no campeonato para 17 pontos sobre Martin Riobo, o terceiro atrás de Pablo Jambrina, ficando este com apenas um ponto de atraso para Riobo na geral do campeonato.

Classificação Geral

TRIALGP

Toni Bou – Montesa com 9 pontos

Jeroni Fajardo – Gas Gas com 21

Jaime Busto – Gas Gas com 31

Albert Cabestany – Beta com 39

Adam Raga – TRRS com 62

TRIAL2

Dan Peace – Gas Gas com 13 pontos

Aniol Gelabert – Scorpa com 16

Gabriel Marcelli – Montesa com 17

Toby Martyn – Montesa com 19

Lorenzo Gandola – Scorpa com 21

TRIAL 125

Billy Green – Beta com 14 pontos

Pablo Jambrina – Gas Gas com 17

Martin Riobo – Gas Gas com 20

Eric Miquel – TRRS com 21

Hugo Dufrese – Gas Gas com 27