Tripulantes de trimarã francês resgatados ao largo da Póvoa de Varzim

Marinha coordenou esta manhã o resgate, com sucesso, de cinco tripulantes de um trimarã. Os quatro franceses e um belga foram resgatados do Atlântico por helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa a 56 quilómetros ao largo da Póvoa de Varzim.

Tripulantes de trimarã francês resgatados ao largo da Póvoa de Varzim
Tripulantes de trimarã francês resgatados ao largo da Póvoa de Varzim. Foto: DR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (MRCC) de Lisboa recebeu, hoje pelas 4h14, um alerta de socorro automático enviado por uma embarcação à vela que se encontrava a naufragar a 30 milhas, cerca de 56 quilómetros, a oeste da Póvoa de Varzim, com 5 pessoas a bordo, indicou a Marinha.

A Marinha, que coordenou a operação, empenhou os vários meios na área, nomeadamente a embarcação de pesca “Foz da Nazaré“, que se dirigiu para o local onde encontrou o trimarã de bandeira francesa, voltado, e os 5 tripulantes na água.

A “Foz da Nazaré” realizou as primeiras ações de salvamento até à chegada de um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que resgatou os 5 náufragos, todos do sexo masculino, quatro de nacionalidade francesa e um belga.

Para além da “Foz da Nazaré” esteve ainda envolvida uma embarcação da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

O resgate dos naufragados terminou às 6h18 com o último tripulante a ser resgatado numa operação de salvamento com sucesso.

A Marinha lembra para a importância da conservação e do bom estado dos equipamentos a bordo, e referiu que “neste salvamento provou-se que foi essencial para o despoletar do alerta para o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento e para a rapidez do resgate de todos os náufragos”.