Tui–Valença: Especialistas repensam educação no II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade

Tui–Valença: Especialistas repensam educação no II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade
Tui–Valença: Especialistas repensam educação no II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade. Foto: Rosa Pinto

Educação e Valores é o tema da segunda edição do Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, Tui–Valença. O evento irá decorrer nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, dirigido a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da educação interessados em refletir sobre os desafios atuais da escola e da sociedade.

O Congresso dará, este ano, especial destaque ao impacto da inteligência artificial na educação e à crise do modelo de sociedade democrática, e vai promover o debate crítico e a partilha de perspetivas sobre o papel da escola na formação de cidadãos conscientes, éticos e participativos.

O programa inclui intervenções de oradores de reconhecido prestígio internacional, abordando áreas fundamentais para a prática docente, como políticas educativas, inovação pedagógica, governação escolar e cooperação institucional.

A sessão de abertura contará com a presença de Maria Luísa Oliveira, Secretária de Estado da Administração Escolar de Portugal e de Abelardo de la Rosa, Secretário de Estado da Educação de Espanha, bem como dos autarcas José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença, e Enrique Cabaleiro González, Alcalde de Tui, entre outras entidades institucionais.

Do programa que irá decorrer em 30 de janeiro de 2026, no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, e em 31 de janeiro de 2026, no Teatro Francisco Sánchez, em Tui, constam entre outros participantes, António Nóvoa, António Bolívar, Marco Bento, Florencio Luengo, María del Carmen García e Jorge Américo.

O congresso é promovido pelo Centro de Formação Vale do Minho, Projeto Atlântida, Câmara Municipal de Valença e Concello de Tui, e conta com a colaboração do Governos de Portugal e de Espanha, da Xunta de Galicia, da Universidade de Vigo, da Deputación de Pontevedra, entre outras entidades.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, estando disponível o programa completo e o formulário de inscrição em: https://ciberico.valedominho.com/