“TURISMO” no Teatro Campo Alegre

“TURISMO”, numa criação de Tiago Correia da estrutura A Turma, abre a ferida de uma cidade anónima em crise. “TURISMO” no Teatro Campo Alegre, dia 31 de janeiro e 1 de fevereiro, relata um processo de despejo criminoso.

0
“TURISMO” no Teatro Campo Alegre
“TURISMO” no Teatro Campo Alegre. Foto: Francisco Lobo

Uma polémica de despejo criminoso nos centros urbanos ocupa a agenda mediática portuguesa periodicamente. A desenfreada especulação imobiliária que resulta da busca frenética de lazer dos visitantes estrangeiros, ou dos agentes promotores do “aburguesamento” da cidade, dá início a uma luta pela sobrevivência.

Tiago Correia, responsável pelo texto original e encenação do “TURISMO“, leva a cena algumas das reflexões sobre questões que assombram o nosso “aqui e agora”. A estreia absoluta do espetáculo, que é uma produção da estrutura A Turma, decorre dia 31 de janeiro e dia 1 de fevereiro, no Campo Alegre – Teatro Municipal do Porto.

“TURISMO” no Teatro Campo Alegre
“TURISMO” no Teatro Campo Alegre. Foto: Francisco Lobo

“Uma cidade anónima, obcecada e ferida no coração pelo fenómeno turístico, vê-se sob uma crise de identidade”. Este é o espaço físico e mental onde as histórias de vida de seis personagens, de diferentes gerações, se encadeiam, cruzam e desaguam.

Durante três dias e três noites vertiginosas, problematizam-se questões como a identidade, a memória, a dignidade, o amor e a justiça. De acordo com Regina Guimarães, responsável pela consultoria artística, o espetáculo “fá-lo com a elegância de um estilo que privilegia a suspensão, o não-dito inaudito, o entre silêncios e o entre palavras.”

Em “TURISMO”, a pujança e a fragilidade das relações humanas moldadas pelo medo ganham vida pelas mãos de André Júlio Teixeira, Claudia Lázaro, Inês Curado, José Eduardo Silva, Paulo Lages e Romi Soares.

“TURISMO” no Teatro Campo Alegre
“TURISMO” no Teatro Campo Alegre. Foto: Francisco Lobo

O espetáculo é para maiores de 14 anos e sobe ao palco na sexta-feira, às 21h00; e no sábado, às 19h00. Algumas das cenas são em francês, tendo a peça legendagem em português. O preço dos bilhetes é de 7 euros. Depois da estreia no Porto, “TURISMO” sobe ao palco no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, nos dias 4 e 5 de junho.

“TURISMO” “transforma-se” em livro

É já este sábado, às 16h00, que será lançado o livro original “TURISMO” numa edição da Húmus. A FNAC da Rua de Santa Catarina, no Porto, recebe a apresentação da obra, bem como uma palestra de divulgação da peça – que, apesar de ser uma história fictícia, foi inspirada no aumento turístico que se vive em muitas cidades, nomeadamente de Portugal. No dia seguinte, está prevista uma leitura da peça no “À Boca de Cena”, numa rubrica do GrETUA e Teatro Aveirense.

Arte de dar vida e de criar vidas andam de mãos dadas

Tiago Correia é diretor artístico, desde 2018, da estrutura A Turma, sendo um dos membros responsáveis pela criação do coletivo. O licenciado em Teatro-Interpretação e Pós-Graduado em Dramaturgia e Argumento, pela ESMAE, é ator em teatro, cinema e televisão e encenador de espetáculos como História de Amor (Últ. Cap.), de Jean-Luc Lagarce, Do Discurso Amoroso a partir de Roland Barthes, Gaspar de Peter Handke e A Noite Canta, de Jon Fosse. Tiago Correia já conta com distinções como o Prémio de Melhor Ator no Festival Ver e Fazer Filmes da Capital Europeia da Cultura Guimarães e o Grande Prémio de Teatro Português da SPA, com os textos Pela Água (2016) e Alma (2018).

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!