Turismo: Portugal recebe 27 milhões de hóspedes em 2019

Portugal atinge 27 milhões de hóspedes e 69,9 milhões de dormidas, em 2019. O Reino Unido é o principal país emissor de turistas para Portugal, com uma quota de 19,2% nas dormidas de não residentes. O turismo emprega no país mais de 400 mil pessoas.

Turismo: Portugal recebe 27 milhões de hóspedes em 2019
Turismo: Portugal recebe 27 milhões de hóspedes em 2019. Foto: © Rosa Pinto

Portugal recebeu, em 2019, 27 milhões de hóspedes, mais 7,3% do que em 2018, e 69,9 milhões de dormidas, mais 4,1% que no ano anterior. O turismo interno cresceu 7,5% a um ritmo ligeiramente superior ao dos hóspedes estrangeiros, que foi de 7,1%. Um crescimento que consolida da sustentabilidade do setor do turismo no país.

O Reino Unido continua a ser o principal mercado emissor para Portugal, representando uma quota de 19,2% nas dormidas de não residentes, com os hóspedes a crescer 5,9% e as dormidas com acréscimo de 1,5. Os mercados que mais cresceram, em 2019, foram os Estados Unidos da América, em 20,2% e a China, em 16%.

Os dados de 2019 mostram que os benefícios do turismo estenderam-se a todo o país, com crescimentos mais significativos nas regiões Norte, com 9,7%, de dormidas, Alentejo com 7,6% e Açores com 7,5%.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, referiu que os dados divulgados hoje são “motivo de orgulho pelo trabalho feito por todos e que revelam resultados, mais uma vez, históricos”.

A Governante acrescentou: “O turismo em Portugal continua a crescer nas vertentes interna e internacional e a ritmo bastante superior ao crescimento da procura mundial. Os resultados também continuam a demonstrar uma clara tendência de diversificação de mercados, com crescimentos exponenciais nos EUA e na China”.

Para a Secretária de Estado, o crescimento do turismo é sustentável dada a “redução contínua dos níveis de sazonalidade, ao mesmo tempo que o setor consolida a posição de maior atividade exportadora do país”.

O setor do turismo emprega hoje mais de 400 mil pessoas, correspondente a 9% do total do emprego nacional. “O turismo em Portugal é, hoje, uma atividade que se estende por todo o território, ao longo de todo o ano, pelo que a atração de recursos qualificados para esta atividade reveste uma prioridade”, concluiu Rita Marques.