U-Bike do Politécnico de Leiria disponibiliza 220 bicicletas elétricas

Instituto Politécnico de Leiria lança projeto U-Bike com 220 bicicletas elétricas para estudantes e colaboradores. As bicicletas são cedidas aos utilizadores por períodos de seis meses para reduzir a utilização do transporte motorizado de combustão.

Mobilidade sustentável
Mobilidade sustentável. Foto: Rosa Pinto

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) lança um projeto de promoção de mobilidade sustentável abrangendo a comunidade académica. O U-Bike vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas a estudantes e colaboradores. A cedência de cada bicicleta é por períodos de seis meses, e têm como objetivo serem “uma alternativa à utilização dos automóveis nos, e entre, campi do Politécnico de Leiria, além de veículos de promoção de hábitos de vida saudáveis.”

As 220 bicicletas são distribuídas pelas Escolas e Infraestruturas Científicas do IPLeiria, designadamente em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche, e onde são disponibilizados postos de amarração com carregamento gratuito das bicicletas.

A cedência das bicicletas aos utilizadores tem em conta critérios como o número de quilómetros percorridos por mês e o tipo de transporte normalmente utilizado nas deslocações entre casa e os campi do IPLeiria.

Através do U-Bike, o IPLeiria pretende “contribuir para alterar comportamentos no sentido de favorecer a redução da utilização do transporte individual motorizado nas comunidades onde se inserem os seus polos, tornar mais atrativos os seus campi com a redução da pressão dos veículos motorizados, e valorizar as respetivas regiões com a promoção de mobilidade mais amiga do ambiente.”

O U-Bike “foi formalmente apoiado pelas autarquias, e está alinhado com os planos de mobilidade dos municípios onde estão localizadas a escolas e infraestruturas científicas do Politécnico de Leiria”. A concretização do projeto teve “o apoio estratégico dos municípios de Alcobaça e Óbidos, e o apoio formal das agências regionais de energia, ENERDURA e Oeste Sustentável”, o projeto envolve “um investimento total de 659.895,98 euros, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).”