U.Porto atribui Honoris Causa a José Aranda da Silva

José Aranda da Silva, antigo Bastonário dos Farmacêuticos e primeiro presidente do Infarmed homenageado pela Universidade do Porto (U.Porto) com o título de Doutor Honoris Causa.

José Aranda da Silva
José Aranda da Silva. Foto: DR

A Universidade do Porto atribui o título de Doutor Honoris Causa a José Aranda da Silva, antigo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos e primeiro presidente do Infarmed. A cerimónia de atribuição do título decorre no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

No ato de entrega do título, presidido pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, José Manuel Sousa Lobo, Diretor da Faculdade de Farmácia e Padrinho do Doutorando, tem intervenção, e Jorge Gonçalves, Professor Catedrático da FFUP faz elogio do Doutorando José Aranda da Silva.

O título de Doutor Honoris Causa a José Aranda da Silva, pela U.Porto, foi fundamentado pelo Reitor da Universidade do Porto pela “qualidade excecional do percurso profissional” e “extensa obra publicada” e em especial pela colaboração que tem mantido com a Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) que “muito tem contribuído para o reforço das ligações da Faculdade à sociedade e para a sua afirmação a nível nacional e internacional”.

José Aranda da Silva licenciou-se pela FFUP em 1972, e desenvolveu a sua carreira profissional nos quadros do Exército Português, onde chegou a chefiar a Farmácia do Hospital Militar Principal de Lisboa e o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, e reformou-se em 2006 com o posto de Coronel Farmacêutico. A passagem pelo Exército fica ainda marcada pela sua participação na Assembleia do MFA, responsável pelo golpe que pôs fim à ditadura do Estado Novo.

Fora da esfera militar, Aranda da Silva destacou-se foi Presidente da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica, de 1986 a 1988 e diretor-geral de Assuntos Farmacêuticos do Ministério da Saúde de 1990 a 1993, antes de se tornar no primeiro presidente do Infarmed, cargo que ocupou entre 1993 e 2000. Em 2001, foi eleito Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, tendo cumprido dois mandatos de três anos.

Além da sua carreira profissional, como farmacêutico, José Aranda da Silva foi professor e investigador de diversas instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, e como especialista em Indústria Farmacêutica, em Farmácia Hospitalar e em Registo e Regulamentação Farmacêutica, é autor e coautor de cerca de cem publicações científicas, nomeadamente seis livros e capítulos de livros.