Três novos laboratórios de referência da União Europeia (UE) já estão, desde 1 de janeiro de 2026, em funcionamento. Os novos laboratórios vão melhorar a resposta às ameaças à saúde relacionadas a doenças transmitidas por alimentos e água. Os laboratórios vão ajudar os laboratórios nacionais de saúde pública a melhorar os testes, a qualidade dos dados e o nível de preparação em toda a UE pelos próximos sete anos.
A nova capacidade laboratorial irá fortalecer a deteção, monitoramento e resposta a ameaças transfronteiriças graves à saúde, relacionadas a doenças transmitidas por alimentos e água, e abrangerão as seguintes áreas:
■ Bactérias transmitidas por alimentos e água;
■ Helmintos e protozoários transmitidos por alimentos, água e vetores;
■ Vírus transmitidos por alimentos e água.
Os laboratórios de referência da UE tem como missão colaborar com as redes de doenças existentes na UE para identificar necessidades e prestar apoio aos laboratórios nacionais de saúde pública. A principal função é ajudar a garantir que os dados laboratoriais e os resultados dos testes sejam fiáveis, comparáveis e consistentes em todos os países da UE.
Para a eficácia da função os laboratórios de referência executam as seguintes atividades:
■ Realizam testes especializados ou diagnósticos complexos que podem não estar disponíveis em todos os laboratórios;
■ Incentivam os laboratórios nacionais a alinharem os métodos de diagnóstico e teste para fins de vigilância;
■ Proporcionam oportunidades para que os laboratórios nacionais testem a competência e desenvolvam sua capacidade;
■ Apoiam os laboratórios nacionais no envio de notificações e relatórios corretos e completos;
■ Partilham conhecimentos científicos e boas práticas em toda a UE.
Um trabalho que irá ajudar a melhorar a deteção precoce de surtos, a qualidade dos dados de vigilância e a preparação e resposta geral da UE a ameaças à saúde que podem espalhar-se além das fronteiras.
Atualmente, a UE conta com um total de 10 laboratórios de referência para a saúde pública. Os primeiros entraram em funcionamento em janeiro de 2025, os três seguintes em janeiro de 2026. A Comissão Europeia prevê implementar outros laboratórios de referência nos próximos anos.
Esta rede de laboratórios de referência da UE em saúde pública é coordenada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, sigla em inglês).














