UE investe 700 milhões de euros em linha-piloto do Regulamento Circuitos Integrados da Europa na NanoIC

UE investe 700 milhões de euros em linha-piloto do Regulamento Circuitos Integrados da Europa na NanoIC
UE investe 700 milhões de euros em linha-piloto do Regulamento Circuitos Integrados da Europa na NanoIC

A União Europeia (UE) avança em Circuitos Integrados, com investimento na linha-piloto do Regulamento Circuitos Integrados da Europa, na NanoIC, de 2,5 mil milhões de euros, sendo 700 milhões de euros do Mecanismo da UE, 700 milhões de euros de governos nacionais e regionais e o restante da empresa de semicondutores ASML e de outros parceiros industriais.

A NanoIC irá acelerar o desenvolvimento da tecnologia de semicondutores de próxima geração, essencial para o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), dos veículos autónomos, dos cuidados de saúde e da tecnologia móvel 6G.

Esta é a primeira instalação europeia a implantar a mais avançada máquina de litografia ultravioleta extrema, a focar-se na conceção e fabrico de circuitos integrados utilizando tecnologia que vai para além dos dois nanómetros. Isto representa um avanço significativo na tecnologia europeia de fabrico de semicondutores.

A NanoIC baseia-se no princípio do acesso aberto, onde as empresas em fase de arranque, investigadores, PME e grandes organizações podem utilizar as instalações. Uma estrutura com organização do IMEC, da Bélgica, e tem como parceiros a CEA-Leti, de França, a Fraunhofer, da Alemanha, a VTT da Finlândia, a CSSNT da Roménia e o Instituto Nacional Tyndall da Irlanda.

A infraestrutura foi concebida para levar as tecnologias de circuitos integrados do “laboratório para a fábrica”, e as linhas-piloto são um pilar fundamental da iniciativa para os circuitos integrados na Europa ao abrigo do Regulamento Circuitos Integrados. O objetivo é reforçar a posição dos intervenientes europeus na cadeia de abastecimento mundial de semicondutores pelo que estarão abertos “a parceiros de confiança”, no apoio a base industrial e a competitividade da Europa e para ajudar simultaneamente a reter e atrair talentos.

Atualmente as cinco linhas-piloto: NanoIC, FAMES, APECS, WBG e PIXEurope, ao abrigo do Regulamento Circuitos Integrados, representam, em conjunto, um investimento combinado da UE e nacional de 3,7 mil milhões de euros. As linhas-piloto estabelecem a ligação entre a excelência da investigação europeia e a aplicação industrial.

A abertura da linha piloto NanoIC segue-se à inauguração da FAMES em 30 de janeiro. O início da atividade operacional destas infraestruturas é um marco fundamental no reforço da soberania e da base industrial dos semicondutores na Europa.