
Após completar dois anos, em 1 de janeiro de 2026, a ULS Almada-Seixal (ULSAS) apresenta um balanço positivo com ganhos para utentes, com melhoria nos cuidados prestados. No último ano verificou uma maior integração dos cuidados primários e cuidados hospitalares, com novos investimentos, criação de novas e mais inovadoras respostas, introdução de mais avançada tecnologia. Recursos humanos competentes e dedicados elevaram a prestação de cuidados de saúde de última geração à população.
Dados da ULSAS indicam que em 2025 se verificou um aumento de 0,7% em consultas médicas, num total superior a 1,27 milhões de consultas, mais 7,5% de consultas não médicas, nomeadamente de enfermagem, nutrição, psicologia, entre outras, num total superior a 673 mil consultas não médicas, e mais 6,3% de cirurgias realizadas. As sessões em hospital de dia verificaram um aumento de 9,8%, com mais 1.000 doentes tratados em comparação com 2024.
Melhorias na prestação de cuidados
A melhoria dos cuidados prestados aos utentes também são justificados com a atribuição de equipa de família a mais 7.391 utentes, com a implementação de projetos de integração na área da saúde materna, como as enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica e internos de ginecologia e obstetrícia que colaboraram na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) da Amora, que dão resposta a utentes sem equipa de família, numa fase de contração da resposta ao nível da resposta hospitalar em ginecologia e obstetrícia.
Na UCSP da Amora também foi implementada, recentemente, a consulta descentralizada de pediatria, bem como, a criação de videoconsultas para dar resposta a utentes sem médico no concelho do Seixal. Foi iniciado o Projeto Prescrição Social em duas unidades dos Cuidados de Saúde Personalizados, e criada a consulta de reconciliação terapêutica na Amora e em Almada, com o apoio dos Serviços Farmacêuticos e de médicos de Medicina Geral e Familiar.
Melhores recursos e resultados
Em 2025 foi iniciado o processo de construção das unidades de saúde dos Foros de Amora e de Paio Pires.
Moderna tecnologia e recursos humanos de elevada competência permitiu logo no início de 2025 as primeiras cirurgias robóticas, marcando o início do Programa de Cirurgia Robótica na ULSAS que se distingue, entre outros, por envolver outras especialidades além da Urologia, como a Cirurgia Geral, a Ginecologia e a ORL.
O Serviço de Obstetrícia iniciou uma nova era, com a reabilitação do Serviço e a admissão de novos colaboradores e uma nova direção de serviço, tendo em outubro de 2025 sido atingido recordes de admissões em urgência e partos.
Na área da Saúde Mental, entrou em funcionamento a Equipa Comunitária de Saúde Mental de Almada. A prestação de cuidados de ambulatório em Saúde Mental, com a possibilidade de maior personalização, com visitas domiciliárias, mostrou intervenções mais eficazes, melhores resultados em saúde e maior satisfação dos utentes e famílias.
O reforço das reuniões de integração, nomeadamente na área da consulta oncológica, da nutrição, da terapia da fala, da obstetrícia, da ortopedia, entre outras, foram e são de grande importância na melhoria da eficácia dos cuidados prestados.
Com a conclusão do Plano Local de Saúde de Almada-Seixal 2026-2030, pelo Serviço de Saúde Pública, a Unidade de Saúde passou a ter um documento estratégico que reflete o compromisso com a melhoria da saúde e bem-estar da população.
Atingir os mais elevados padrões de qualidade na prestação dos serviços é uma preocupação permanente na ULSAS, como mostram os vários processos em curso de acreditação a que vários serviços e unidades se submeteram. Em 2025, as USF Costa do Mar e S. João do Pragal, bem como os Serviços de Anatomia Patológica e Patologia Clínica, foram certificados com Nível “Bom”, e a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) alcançou o Nível “Ótimo”.
“O ano de 2025 foi um ano de mais respostas, mais inovação, mais qualidade, mais trabalho e mais compromisso. Graças ao empenho de todos e de cada um dos nossos profissionais, foi possível avançar com novas soluções e integrar mais os cuidados, com clara melhoria no acesso aos cuidados por parte da população que servimos”, afirmou, citado em comunicado, Pedro Correia Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS.
“É um orgulho enorme para este Conselho de Administração, que tomou posse em fevereiro, perceber como, mesmo perante adversidades, as equipas se desdobram para fazer mais e melhor, alcançando excelentes resultados. São estes profissionais que nos fazem acreditar que é possível prosseguir este caminho de evolução e melhoria contínua”, acrescentou o responsável da ULSAS.
Investimentos superiores a 7,5 milhões de euros
Na ULSAS ano de 2025 também ficou marcado por inúmeros investimentos. Da aquisição de grandes equipamentos, à realização de obras e reabilitação de espaços, num total de investimento superior a 7,5 milhões de euros, incluindo a comparticipação do PRR.
Entre os equipamentos adquiridos está mais um novo Angiógrafo e um novo equipamento de Tomografia Computorizada (TAC). Na área da neurocirurgia foram adquiridas mesas cirúrgicas para coluna e para cabeça e um novo microscópio cirúrgico.
Foram realizadas obras de reabilitação, em diversos serviços e elaborado projeto para remodelação do AVAC em várias unidades de cuidados de saúde primários.
Eventos e iniciativas de literacia em saúde
Ao longo de 2025 foram realizados cerca de uma centena de eventos e iniciativas organizados pelos profissionais da ULSAS, para assinalar efemérides alusivas à Saúde, e outros eventos temáticos, como o aniversário dos 10 anos da UHD e o dos 18 anos do Centro de Desenvolvimento da Criança, alguns dos quais em parceria com a comunidade (Câmaras Municipais, Instituições de Ensino Superior, superfícies comerciais, associações sem fins lucrativos, entre outros).
O Conselho de Administração da ULSAS lançou as “Snack Talks”, um evento mensal dirigido a todos os profissionais, com o propósito de debater, partilhar informação relevante e escutar opiniões sobre temas oportunos, transversais e com impacto na prestação de cuidados de saúde.
Foram realizadas várias ações de promoção da Literacia em Saúde, ao longo do ano, a nível hospitalar, mas também na proximidade, nas unidades funcionais, em eventos de rua e em espaços cedidos pelas autarquias e por outros parceiros. A Literacia em Saúde foi também promovida com produtos de comunicação, como o “Próxima Paragem em Saúde” e o “Pública +”, desenvolvidos pelo Serviço de Saúde Pública e a rubrica de vídeos “Minuto da Saúde ULSAS”.












