ULS de Almada-Seixal apresenta balanço positivo de seis meses de “Ligue Antes, Salve Vidas”

Dos 116 mil utentes que acederam à Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal através de contacto com o SNS24, nos últimos 6 meses, 55% foram encaminhados para os cuidados de saúde primários. A maioria das admissões nas urgências da ULSAS foi por utentes referenciados.

ULS de Almada-Seixal apresenta balanço positivo de seis meses de “Ligue Antes, Salve Vidas”
ULS de Almada-Seixal apresenta balanço positivo de seis meses de “Ligue Antes, Salve Vidas”. Foto: Rosa Pinto

A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) aderiu ao “Ligue Antes, Salve Vidas” (LASV), a 17 de outubro de 2024, agora, passados seis meses é possível fazer uma análise dos resultados alcançados, e estes mostram serem positivos, em que dos mais de 116 mil contactos feitos por utentes da ULSAS com o SNS24:

  • 55% dos utentes foram encaminhados para os cuidados de saúde primários, com realização de cerca de 52.600 consultas;
  • 37% dos utentes foram encaminhados para serviços de urgência da ULSAS;
  • 8% dos utentes ficaram em autocuidados.

Como refere a ULSAS, da análise das admissões, nos últimos seis meses, nos serviços de urgência geral, pediátrica e ginecológica e obstétrica, verificou-se que a grande maioria dos utentes foi referenciado via SNS24, INEM, Cuidados de Saúde Primários, Hospital, entre outros, e que 23,6% foi a taxa de utentes que chegou na admissão por meios próprios.

Para a ULSAS o caminho percorrido desde 17 de outubro de 2024 e as etapas alcançadas foram possíveis com o apoio do Ministério da Saúde, em concreto pela Direção Executiva do SNS e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (e da equipa do SNS24), mas sobretudo ao empenho, profissionalismo e envolvimento dos profissionais dos serviços de urgência e dos cuidados de saúde primários, relevando que se tratou no período de inverno em que o contexto é difícil.

Outros fatores também têm vindo a contribuir positivamente como “a dedicação e compromisso dos profissionais” que “tem reflexo em inúmeras vertentes”, em que é destacada “a significativa taxa de encaminhamento de utentes triados com a pulseira “azul” ou “verde” para os cuidados de saúde primários (perto dos 16% no conjunto das três urgências, no acumulado dos seis meses, e que no caso do Serviço de Urgência Geral tem rondado os 30% desde o início deste ano), fruto do trabalho e esforço acrescidos dos profissionais de enfermagem e dos assistentes técnicos das urgências hospitalares.”

A ULSAS destaca, ainda, “o facto de as unidades de cuidados de saúde primários, de forma voluntária, estarem a dar resposta em doença aguda, por via do LASV, também a utentes sem equipa de família. A média de utilização diária de consultas abertas nos CSP ronda as 780 em dias úteis e as 100 aos fins-de-semana e feriados.”

Os responsáveis pela ULSAS mostram-se confiantes que “tratando-se de uma mudança cultural e comportamental é de esperar que os resultados venham a ser cada vez melhores, fruto de um processo contínuo que requer avaliações permanentes e introdução de eventuais melhorias.”