Um inovador resort para a promoção do envelhecimento saudável

Vai nascer em Benavente o primeiro resort do mundo com um conceito inovador para a promoção do envelhecimento saudável. O Life Plan Resorts terá um investimento superior a mil milhões de euros e criará mais de dois mil postos de trabalho.

Um inovador resort para a promoção do envelhecimento saudável
Um inovador resort para a promoção do envelhecimento saudável. Foto: DR

Portugal é o país selecionado para o lançamento do primeiro resort do mundo com uma abordagem abrangente e holística para a promoção do envelhecimento saudável. O Novo resort, propriedade da Life Plan Resorts, em Benavente, na Reserva Natural do Rio Tejo, é um investimento superior a mil milhões de euros.

Trata-se de um projeto revolucionário destinado a dar a oportunidade de serem vividos os anos da reforma, num redefinido conceito de vida sénior em resort de 5 estrelas. A 30 minutos de Lisboa, ao longo de uma frente ribeirinha deslumbrante de 2,8 km.

Um empreendimento, que irá criar mais de dois mil postos de trabalho, a construir numa herdade com cerca de 509 hectares para oferecer uma solução integrada, abrangente e holística para um grupo-alvo 55+ anos.

O promotor esclarece que o resort é inteiramente concebido para promover um envelhecimento saudável com base nos pilares fundamentais da saúde do cérebro: amizade, diversão, liberdade numa comunidade com um estilo de vida ativo, uma grande escolha de comodidades, segurança financeira, com foco na saúde e bem-estar, dieta e nutrição com acesso a cuidados de saúde contínuos de qualidade.

O Life Plan Resorts, que abrirá portas faseadamente a partir de 2025, tem o enfoque e planeamento estratégico nos insights e investigações recentes, publicados por reconhecidas fontes científicas. Com 1400 acomodações, divididas entre estúdios, apartamentos, moradias e casas geminadas, para a promoção de uma vida independente dos seus residentes.

Foto: DR

Todo o projeto é pensado para promover a vida em comunidade, bem como o estilo de vida ativo dos seus residentes, contando com diversos espaços ao ar livre e com mais de 100 atividades diárias, indica o promotor.

Do empreendimento faz parte também um hotel para alojar os familiares dos residentes séniores, sete restaurantes, um centro cultural e de aprendizagem, cinemas, zona de fitness e piscina interior, zona de lojas diversas, jardins orgânicos, mercado, salão de cabeleireiro e manicure, correios, banco, agência de viagens, hotel e spa para animais de estimação.

Uma infraestrutura que irá refletir, como refere a empresa, um compromisso com a sustentabilidade, evidenciado pela escolha de materiais ecológicos e pelas construções em harmonia com o ambiente circundante.

Adicionalmente, também incluirá uma ampla variedade de serviços de saúde integrados, consultórios médicos no local, medicina concierge personalizada, telemetria, cuidados ao domicílio, reabilitação, vida assistida e 260 camas de cuidados continuados.

É destacado o Brain Vitality Gym, uma área especialmente vocacionada para a promoção da boa condição cerebral e dos cuidados cognitivos, que funcionará num espaço único criado no resort e incluirá os mais recentes equipamentos de Inteligência Artificial (IA).

Dois campos de golfe completarão a oferta: um principal com 18 buracos e um campo executivo de 9 buracos, ambos complementados com um clubhouse, uma academia de golfe, um restaurante com estilo desportivo com uma pista de bowling e um driving range iluminado.

O Life Plan Resorts contará ainda com uma escola de cuidadores e um espaço destinado ao alojamento de 300 funcionários.

O médico empreendedor, fundador e líder do projeto Life Plan Resorts

A construção do resort é fruto da aposta em Portugal do Shevel Family Office LLC em San Diego, liderado por Dr. Jack Shevel, um médico empresário que trabalhou no setor da saúde em três continentes (América, África e Europa), e com personalidades de relevância internacional como Nelson Mandela, Tony Blair e a The Gates Foundation.

Foto: DR

Jack foi o fundador e Diretor Executivo da www.netcare.co.za e é atualmente Presidente Emérito da www.carerx.ca, que fornece embalagens multidose a 94.000 residentes em 1.500 comunidades de habitação sénior no Canadá.

“O espaço pretende proporcionar os melhores anos de vida aos residentes, através de uma abordagem holística e médica para um envelhecimento ativo. O objetivo é fornecer, num único lugar, o antídoto para um envelhecimento acelerado. Queremos que este resort seja uma celebração da vida, com amizades, diversão, várias escolhas e acesso a cuidados de saúde de qualidade.” explica Jack Shevel, Fundador e Chairman da Life Plan Resorts, citado no comunicado.

“Portugal será a Flórida da Europa”

Jack Shevel viu em Portugal o potencial para se tornar a “Flórida da Europa” para reformados. O clima, a qualidade de vida, a segurança, o baixo custo de vida e a gastronomia e um bom sistema de saúde, aliados ao facto de mais de 500.000 estrangeiros de todo o mundo residirem no nosso país, foram fatores determinantes na decisão de investir em Portugal.

Além disso, de acordo com o índice de reforma de 2024 da International Living, Portugal é o melhor país da Europa e 2º melhor país do mundo para gozar a reforma, e foi recentemente votada como a 4ª melhor gastronomia do mundo.

O Life Plan Resorts já abriu o seu sales office, onde é possível conhecer o conceito único e inovador do projeto.