Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior

Um milhão de euros para revitalizar concelhos afetados pelos incêndios de 2017. O financiamento abrange projetos de inovação e empreendedorismo social no território Pinhal Interior, envolvendo 19 municípios.

Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior
Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior. Foto: © Rosa Pinto

Foi lançado ontem, 8 de janeiro, um concurso de um milhão de euros, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, para projetos de inovação social que contribuam exclusivamente para a revitalização dos territórios afetados pelos incêndios de 2017.

Dos concelhos abrangidos fazem parte: Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pedrógão Grande, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Proença-a-Nova, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares.

O concurso com apresentação a 11 de janeiro, na Casa da Cultura de Alvaiázere, tem como objetivo reforçar o esforço de desenvolvimento dos territórios do Pinhal do Interior, ao incentivar” a criação e implementação de iniciativas de inovação e empreendedorismo social”. Na apresentação marca presença a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino.

As iniciativas a financiar “devem testar ou implementar soluções inovadoras e replicáveis, que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas do envelhecimento, saúde, educação, justiça, proteção social, inclusão e emprego. Serão igualmente financiadas a criação de incubadoras de inovação social.”

O instrumento de financiamento utilizado no presente é o das Parcerias para o Impacto onde 70% do valor total de investimento é assegurado pelo Fundo Social Europeu e pelo Orçamento de Estado através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. Os restantes 30% de investimento devem ser assegurados por um ou vários investidores sociais – públicos ou privados.

Para estes financiamentos podem constituir-se como beneficiários as entidades privadas, as entidades da economia social como associações, IPSS’s, Fundações, cooperativas, misericórdias, e mutualidades, bem como associações e fundações públicas.

O concurso decorre para efeitos de apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro de 2019.

O programa Portugal Inovação Social aprovou, até agora, 225 projetos nas regiões do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, num total de 30,7 milhões de euros. Os projetos apoiados foram aprovados no âmbito dos 6 concursos realizados ao abrigo dos instrumentos de financiamento Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social.