“Uma Hora Com Fernando Pessoa” no Coliseu Porto

Coliseu Porto acolhe no dia 26 de junho de 2022 o espetáculo “Uma Hora Com Fernando Pessoa”. O intérprete é Nuno Miguel Henriques, um dos mais prestigiados diseures de poetas portugueses. Um espetáculo poético e artístico.

“Uma Hora Com Fernando Pessoa” no Coliseu Porto
“Uma Hora Com Fernando Pessoa” no Coliseu Porto

Uma Hora Com Fernando Pessoa” estreia dia 26 de junho, domingo pelas 19h00 horas no Coliseu Porto Ageas. A interpretação de textos do poeta Fernando Pessoa e dos seus heterónimos é de um dos mais prestigiados diseures de poetas portugueses, Nuno Miguel Henriques.

O espetáculo poético e artístico baseia-se numa abordagem dinâmica e interativa da poesia portuguesa, com uma estética acessível a todo o género de público, do estudantil ao intelectual, do popular ao erudito.

O Coliseu Porto Ageas irá acolher o espetáculo aos fins-de-semana e nos restantes dias estará em itinerância por salas de todo o país, escolas e mesmo pelo estrangeiro.

Entre a informalidade e o contacto direto com o público, criam-se momentos de proximidade únicos nesta viagem com Fernando Pessoa, tendo ao lema o diseur anfitrião Nuno Miguel Henriques, numa verdadeira trajetória linguística entre o poeta e os seus heterónimos, introduzindo-se notas biográficas, recitando-se e conversando-se sobre curiosidades e diversas referências históricas e culturais.

Para além da palavra interpretada com Arte de Dizer o espetáculo é ilustrado por imagens, sons e apontamentos cénicos, num momento de compressão e apetência por toda a obra Pessoana, duma forma peculiar e original.

Com engenho e entrega, trata-se duma versão única, não repetível de sessão para sessão e singular do Diseur Nuno Miguel Henriques, com uma vasta carreira de trabalho em prol da poesia, quer em termos de espetáculos, recitais, edições de CD’s poéticos, rádio e televisão, que cumpre neste original evento a máxima de Octávio Paz “a melhor maneira de compreender um poema, é ouvi-lo“.

Estão previstas apresentações do espetáculo por todo o país e estrangeiro, numa digressão em Bibliotecas, Escolas, Auditórios, Feiras do Livro, Encontros Literários e outros espaços alternativos onde a poesia possa ter lugar, como Monumentos, Museus ou mesmo ao Ar Livre.

A Produção do espetáculo é do TEATRO ABC-Companhia Nacional de Teatro Português e os bilhetes para as sessões já estão disponíveis nos locais habituais e em www.TICKETLINE.PT.