UMinho faz levantamento das empresas familiares do Norte

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho está fazer o levantamento das empresas familiares do Norte do país. O objetivo deste mapeamento é avaliar o impacto na economia local, nacional e internacional.

Ana Paula Marques, investigadora do CICS
Ana Paula Marques, investigadora do CICS. Foto: DR

O projeto ‘Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas’, que está a ser desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS) da Universidade do Minho (UMinho), vai permitir criar uma base de dados sobre as Pequenas e Médias Empresas (PME) familiares.

O objetivo é disponibilizar dados que permitam dar a conhecer, com rigor, o papel das empresas familiares na sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades locais.

A informação irá auxiliar os agentes políticos, quer a nível local como a nível nacional, na tomada de decisões relevantes no domínio económico e social. O conhecimento da realidade destas PME familiares e do impacto na vida local poderá conduzir a definições de políticas de desenvolvimento mais sólidas para regiões fora dos grandes centros urbanos.

Ana Paula Marques, investigadora do CICS, citada em comunicado da UMinho, indica que “uma das principais dificuldades que estas estruturas enfrentam é a ausência de visibilidade institucional relativamente às suas mais-valias para a sociedade, quando na verdade são agentes importantes na produção de riqueza e valor acrescentado, na criação de emprego e na capacidade de atração e fixação de recursos humanos.”

Para o desenvolvimento do projeto, o CICS conta com a parceria da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e até 2018 com um financiamento de 260 mil euros, do programa Norte 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

No dia 22 de março é apresentado no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga, o sítio Web com os dados do projeto ‘Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas’.