União Europeia aplica sansões a mais 8 pessoas e 4 entidades da Coreia do Norte

Mais 8 pessoas e 4 entidades, envolvidas no financiamento do programa nuclear da Coreia do Norte, ficam sujeitas a sanções pela União Europeia. Proibição de viajar, congelamento de bens e proibição de acesso a fundos ou recursos económicos.

União Europeia aplica sansões a mais 8 pessoas e 4 entidades da Coreia do Norte
União Europeia aplica sansões a mais 8 pessoas e 4 entidades da Coreia do Norte

O Conselho da União Europeia impôs medidas restritivas a mais 8 pessoas e a 4 entidades da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte). Os sansões incluem a proibição de viajar, congelamento de bens e proibição de colocar fundos ou recursos económicos à disposição dessas pessoas e entidades.

Neste caso estão indivíduos que ocuparam posições de liderança em instituições envolvidas no desenvolvimento do programa de mísseis e indivíduos e entidades que se envolveram em atividades de evasão de sanções que poderiam gerar fundos para programas de armas ilegais.

Em comunicado o Conselho da União Europeia indica que está determinada a impedir o fluxo de componentes, financiamento e conhecimento que possam ser usados ​​pela Coreia do Norte para apoiar o desenvolvimento dos seus programas de armas ilegais.

Por outro lado a União Europeia apela à Coreia do Norte para “que cesse as ações desestabilizadoras, respeite as suas obrigações ao abrigo do direito internacional e retome o diálogo com as partes relevantes.”

Com esta decisão a União Europeia eleva para 65 o número total de pessoas incluídas nas sanções. Além disso, a União Europeia congelou os ativos de 13 entidades como parte do seu próprio regime de sanções. Também foram transpostas todas as resoluções relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que impõem sanções a 80 pessoas e 75 entidades.