União Europeia condena lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte

Alto Representante da União Europeia condena “veemente” o lançamento de míssil balístico de longo alcance, pela Coreia do Norte. Josep Borrell faz apelo para que os sejam asseguradas as sanções ao país.

União Europeia condena lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte
União Europeia condena lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte. Foto: © UE

A União Europeia (UE) através de Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, afirmou que “condena veemente o lançamento pela República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), em 13 se abril, de um novo tipo de míssil balístico de longo alcance”.

Josep Borrell referiu que as repetidas demonstrações da Coreia do Norte de continuar com a intenção em desenvolver “os meios para o lançamento de armas de destruição em massa ameaçam a paz e a segurança internacionais”.

Assim, Coreia do Norte “deve cessar todas as ações ilegais e perigosas que violem as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e aumentem imprudentemente as tensões militares na região”.

“A República Popular Democrática da Coreia não pode e nunca terá o status de um estado com armas nucleares sob o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) ou qualquer outro status especial a esse respeito”, refere Josep Borrell.

A UE insta a Coreia do Norte para que cumpra o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e o Acordo de Salvaguardas Abrangentes da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), colocando em vigor o Protocolo Adicional e assinar e ratificar o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares.

A UE também apela, mais uma vez, à comunidade internacional para que reaja de forma unida e firme para defender a arquitetura internacional de não proliferação de armas nucleares e para impedir que a Coreia do Norte continue a agravar as tensões militares na região, e considera que todos os Estados membros da ONU, especialmente os membros do Conselho de Segurança, assegurem a plena implementação das sanções ao país.

O Alto Representante indicou que UE manifesta a sua total solidariedade para com a República da Coreia (Coreia do Sul) e o Japão, e que está disposta a trabalhar com todos os parceiros relevantes na promoção de um processo diplomático que possa conduzir a uma paz e segurança sustentáveis ​​através da desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana.