União Europeia e Reino Unido chegam a acordo para o Brexit

Acordo alcançado entre a União Europeia e o Reino Unido para o Brexit teve já a aprovação do Governo de Londres. Conselho Europeu reúne dia 25 de novembro para formalizar o acordo. O acordo tem também de ser aprovado pelo Parlamento do Reino Unido.

União Europeia e Reino Unido chegam a acordo para o Brexit
União Europeia e Reino Unido chegam a acordo para o Brexit. Presidente do Conselho Europeu, Michel Barnier e Donald Tusk. Foto: UE

O Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk indicou que não partilha da opinião da Primeira-Ministra do Reino Unido, Theresa May, de que se alcançou um bom acordo entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), para o Brexit, pois que “desde o início, não há dúvidas de que o Brexit é uma situação de perda” para os dois lados “e que as negociações permitem apenas o controlo de danos.”

Donald Tusk referiu que o trabalho de Michel Barnier, negociador pela UE, foi “excecionalmente difícil”, mas que “alcançou os dois objetivos mais importantes”, ou seja, “garantiu a limitação dos danos causados ​​pelo Brexit” e “garantiu os interesses e princípios vitais dos 27 Estados-Membros e da União Europeia, como um todo.”

O acordo vai agora ser analisado por todos os Estados-Membros, “e até ao final desta semana, os embaixadores dos 27 Estados-Membros, vão reunir para compartilhar sua avaliação do acordo.” Donald Tusk acrescentou: “Espero que não haja muitos comentários” e é também discutido “o mandato para a Comissão finalizar a Declaração Política Conjunta sobre as futuras relações entre a UE e o Reino Unido.”

A Comissão Europeia pretende aprovar a declaração sobre o futuro com o Reino Unido até terça-feira, pelo que “nas próximas 48 horas, os Estados membros vão ter tempo para o avaliar”, assim, “se nada de extraordinário acontecer” haverá “uma reunião do Conselho Europeu, para finalizar e formalizar o acordo Brexit” no “domingo, 25 de novembro, às 9:30.”