União Europeia envia ajuda de emergência a Tonga

Na sequência das grave desastre causado pela erupção de vulcão e por tsunami, em Tonga, a União Europeia está a canalizar ajuda de emergência ao país. A ajuda envolve, entre outros bens, diverso material bem como água potável e imagens de satélite.

União Europeia envia ajuda de emergência a Tonga
União Europeia envia ajuda de emergência a Tonga

A União Europeia (UE) através do seu do Mecanismo de Proteção Civil está a canalizar a ajuda para Tonga após a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga H’apai e do tsunami no Pacífico Sul. Numa ação coordenada com a França estão a caminho 30 toneladas de assistência, incluindo duas unidades de purificação de água, 4.000 litros de água potável, kits de higiene, tendas familiares, kits de ferramentas para abrigos, cordas, bidões e alimentos enlatados.

A Comissão Europeia coordena a entrega e financia 75 % dos custos de transporte. Esta assistência material vem juntar-se a 200.000 euros, que complementam o financiamento inicial da ajuda humanitária de emergência da UE à Cruz Vermelha de Tonga, de ajuda às comunidades mais afetadas.

A Comissão Europeia indicou que o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, está em contacto regular com as autoridades de Tonga e com a Delegação da UE nas ilhas Fiji.

Nesta ação de ajuda o Serviço de Emergência Copernicus da UE produziu imagens espaciais para avaliar o grau de destruição no arquipélago de Tonga.