União Europeia envia meios para combater incêndios florestais na Bolívia

Bombeiros, drones, peritos de proteção civil, serviços de satélite de mapas de zonas afetadas pelos incêndios estão a ser disponibilizados pela União Europeia à Bolívia no seguimento de um pedido de assistência do país no combate aos incêndios.

União Europeia envia meios para combater incêndios florestais na Bolívia
União Europeia envia meios para combater incêndios florestais na Bolívia. Foto: União Europeia

O Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia está a encaminhar meios de assistência para a Bolívia para ajudar as autoridades do país a combater os incêndios florestais. A ajuda é uma resposta ao pedido de assistência formulado pela Bolívia à União Europeia (UE).

A França mobilizou uma equipa de 40 bombeiros, assistida por uma equipa de seis peritos da proteção civil francesa. Da França vão também quatro drones e pessoal operacional.

Uma equipa de proteção civil da União Europeia, composta por sete peritos, viaja também para a Bolívia com um oficial de ligação do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE. Todas as equipas estarão operacionais nos próximos dias.

O serviço de satélites Copernicus de observação da Terra, da União Europeia, está a fornecer mapas de zonas afetadas. A Comissão Europeia indicou que a UE está pronta para prestar mais assistência à Bolívia e aos países afetados pelos incêndios na região da Amazónia.