
Altos funcionários de cibersegurança dos Estados-Membros da União Europeia (UE) e da Comissão Europeia participaram, hoje, dia 4 de novembro, no BlueOLEx 2025, o “Exercício Operacional do Plano Diretor“. Este foi o primeiro exercício desde a adoção do novo Plano Diretor de Cibersegurança da UE, que define as funções e responsabilidades em caso de crise.
O BlueOLEx 2025 foi organizado pelas autoridades cipriotas com o apoio da agência europeia de cibersegurança, ENISA. Um exercício que simulou ciberincidentes de grande escala a afetar um ou mais dos sectores mais críticos da UE.
O exercício testou a forma como a rede de autoridades de ligação cibernética dos Estados-Membros, a EU-CyCLONe, e a Comissão Europeia se preparariam e responderiam aos cenários ciberincidentes de grande escala.
Henna Virkkunen, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para a Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia, afirmou: “Quando se trata de cibersegurança, temos de esperar o inesperado e estar prontos para trabalhar em conjunto face a ameaças comuns. O BlueOLEx é uma oportunidade para vermos como os nossos procedimentos de gestão de crises devem funcionar em perfeita sintonia a nível da UE e a nível nacional.“
Do exercício saíram lições a serem integradas na estratégia mais abrangente da União Europeia para a Preparação, para reforçar respostas coordenadas a ameaças multidimensionais e multissetoriais.
Durante o exercício os participantes envolveram-se em exercícios baseados em cenários, debates sobre parcerias estratégicas e metodologias de resposta a incidentes mais refinadas, que reforçam o compromisso com a preparação em matéria de cibersegurança. Uma iniciativa que deverá contribuir para um ambiente digital seguro para os cidadãos da UE e fomentar a colaboração contra as ciberameaças em constante evolução.













