União Europeia já dispõe de um dos quatro supercomputadores mais rápidos do Mundo

União Europeia já dispõe de um dos quatro supercomputadores mais rápidos do Mundo
União Europeia já dispõe de um dos quatro supercomputadores mais rápidos do Mundo

O espaço da União Europeia (UE) passa a dispor do novo supercomputador JUPITER. Na Alemanha a Comissária Europeia Ekaterina Zaharieva e o Chanceler alemão Friedrich Merz inauguraram no Centro Forschungszentrum, em Jülich, na Alemanha, o supercomputador JUPITER, o primeiro sistema europeu a atingir o limiar da exaescala.

Com este supercomputador a UE entra no campeonato global da computação de alto desempenho. Um sistema com capacidade de realizar mais de um quintilhão (10¹⁸) de operações por segundo, um nível de poder computacional comparável à soma das capacidades de um milhão de smartphones modernos.

Um supercomputador, que é o mais potente da Europa e o quarto mais rápido do mundo, tem a particularidade de combinar alto desempenho com sustentabilidade, dado que o JUPITER funciona inteiramente com energia renovável e conta com refrigeração e reutilização de energia de última geração. Dispoe do módulo de supercomputador mais eficiente do mundo em termos energéticos, o que o coloca na primeira posição do ranking Green500.

O JUPITER, com o poder computacional superior a um exaflop, irá transformar a ciência, a inovação e a formulação de políticas em toda a Europa. Os investigadores podem agora executar modelos climáticos e meteorológicos com resolução à escala quilométrica, para previsões muito mais precisas de eventos extremos, como ondas de calor, tempestades intensas e inundações.

Além disso, o JUPITER também irá apoiar o desenvolvimento e a implementação de soluções de Inteligência Artificial (IA), e apoiará nomeadamente a futura Fábrica de IA (JAIF), que foi anunciada em março de 2025, para treinar modelos de linguagem de ponta (LLMs) para IA generativa e tecnologias digitais de próxima geração.

O sistema que representa um investimento conjunto de 500 milhões de euros da UE e da Alemanha, canalizado através da Empresa Comum EuroHPC, faz parte da estratégia mais ampla da Europa para desenvolver uma rede de Gigafábricas de IA: centros de computação de grande escala e energeticamente eficientes, dedicados à formação e à implementação de modelos de IA de ponta.

Com o JUPITER, a Europa ganha o seu supercomputador de IA mais avançado, desenvolvido para simulação em larga escala e IA, equipado com os superchips NVIDIA Grace Hopper e Quantum-2 InfiniBand. O JUPITER une computação de alto desempenho e IA em uma única arquitetura. Uma plataforma para a computação científica de última geração, que acelerará avanços em todos os domínios — da modelagem climática e de energia renovável ao avanço da pesquisa quântica, design de novos materiais e construção de gêmeos digitais”, referiu, citado em comunicado da Forschungszentrum Jülich, Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

Também, Astrid Lambrecht, Presidente do Conselho de Administração do Forschungszentrum Jülich, referiu: “O JUPITER é um componente-chave da soberania digital da Europa. É o supercomputador mais rápido da Europa e o quarto mais rápido do mundo. Mas o que o torna verdadeiramente único, no entanto, é a sua extraordinária eficiência energética. O Jupiter é o supercomputador com maior eficiência energética do mundo na sua classe de desempenho. Alcançar este objetivo exigiu décadas de experiência, profundo conhecimento e uma paixão pelo desenvolvimento aqui no Forschungszentrum Jülich. Numa altura em que a digitalização e a IA exigem cada vez mais energia, com o JUPITER, mostramos o caminho para uma computação com eficiência de recursos.”