A União Europeia (UE) é um dos maiores emissores de obrigações verdes do mundo, com 78,5 mil milhões de euros em “Green Bonds NextGenerationEU” emitidos até 1 de agosto de 2025. Os dados são do Relatório Anual de Alocação e Impacto dos “Green Bonds NextGenerationEU” de 2025 da Comissão Europeia.
Com o investimento em Títulos Verdes NextGenerationEU é estimado que serão evitadas as emissões de 14 milhões de toneladas de CO2 por ano. Dados do relatório levam a que a plena implementação de projetos relacionados com o clima no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, no valor de 262,8 mil milhões de euros a 1 de agosto de 2025, têm o potencial de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa da UE em 53,4 milhões de toneladas de CO2 por ano. O que equivaleria a 1,5% do total das emissões de gases com efeito de estufa da UE em 2022.
Pelo menos 37% das despesas nos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) dos Estados-Membros serão alocadas a investimentos e reformas sustentáveis em áreas como as infraestruturas verdes e as energias renováveis. Os títulos financiam projetos em toda a União Europeia, oferecendo apoio em áreas como a energia limpa e eficiente, a biodiversidade e os transportes limpos.














