Numa declaração o Porta-voz para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia (UE), Anouar el Anouni, afirmou que o ataque aéreo “de Israel contra os líderes do Hamas em Doha viola o direito internacional e a integridade territorial do Catar, e corre o risco de uma nova escalada de violência na região.”
No ataque de Israel ao Catar terão sido mortos 5 pessoas, entre eles elementos do Hamas envolvidos nas negociações para a paz em Gaza.
Anouar el Anouni acrescentou: “Expressamos total solidariedade às autoridades e ao povo do Qatar, um parceiro estratégico da UE.”
Nos últimos meses Israel atacou o Líbano, a Síria, Iémen, Irão e agora o Catar, ao mesmo tempo que mantém a invasão militar e todos os tipos de ataques a Gaza, na sequência do ataque do Hamas a Israel, de 7 de outubro de 2023. Para a UE “qualquer escalada da guerra em Gaza deve ser evitada – não é do interesse de ninguém. Continuaremos a apoiar todos os esforços para um cessar-fogo em Gaza.”
A declaração da porta-voz termina referindo: “Recordamos que a UE e outros parceiros listaram o Hamas como uma organização terrorista. A UE adotou também um novo regime de sanções contra o Hamas e a Jihad Islâmica Palestiniana, juntamente com dois conjuntos de listas adotadas em 2024 contra entidades e indivíduos.”














