O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, declarou em conferência de imprensa na capital da Moldava, após encontro com a Presidente do país, Maia Sandu, que a Moldava estava a viver um momento decisivo no caminho para a integração na União Europeia: “um momento que moldará profundamente seu futuro para as gerações vindouras. Os moldavos escolheram um futuro europeu e mostraram seu comprometimento com a democracia, a liberdade e uma vida melhor para seus filhos.”
No entanto, António Costa afirmou: “Alguns buscam minar o caminho da Moldova para o progresso, prosperidade e estabilidade por meio de chantagem energética, notícias falsas e ataques híbridos. Mas o povo da Moldávia levantou-se e fortaleceu o caminho europeu do país no referendo há apenas alguns meses.”
O Presidente do Conselho Europeu lembrou que o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo político sobre o pilar financeiro do Plano de Crescimento da Moldova. Uma vez adotado, e com base no histórico de reformas, a União Europeia fornecerá à Moldova 1,9 mil milhão de euros “para impulsionar a economia, atrair investimentos e promover o crescimento”.
Um valor que é o “maior pacote de apoio financeiro da União Europeia desde a independência da Moldova. O pacote de pré-financiamento de cerca de 300 milhões de euros pode, portanto, possivelmente já ser desembolsado até o final de abril.”
António Costa acrescentou que “a armamentização da energia é inaceitável. A coerção económica é inaceitável”, e que “a União Europeia e seus estados-membros estão prontos para apoiar a Moldova na obtenção de independência total em energia.”
Assim, “o mais importante, como primeiro passo, a prioridade é reduzir os custos de energia para todos os moldavos, particularmente para as famílias mais vulneráveis, bem como para escolas, hospitais e empresas. Nós ajudaremos. Assim como ajudamos na Região Transnístria da Moldova. Juntos, evitamos uma crise humanitária. A oferta da União Europeia de 60 milhões de euros para cidadãos moldavos na margem esquerda continua na mesa.”M