Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Almada-Seixal faz 10 anos com distinção pelos cuidados de excelência prestados

Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Almada-Seixal faz 10 anos com distinção pelos cuidados de excelência prestados
Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Almada-Seixal faz 10 anos com distinção pelos cuidados de excelência prestados. Foto: DR

Com dez anos de existência, a mais antiga do País, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Garcia de Orta, atualmente ULS Almada-Seixal, foi e continua a ser considerado um inovador modelo de internamento, em Portugal. Os números dão conta que pela Unidade foram tratados 4.800 doentes, realizadas 60.000 visitas e a equipa de cuidados de saúde terá percorrido mais de 10 voltas à Terra, sugere a ULS Almada-Seixal.

Do percurso da UHD da ULS Almada-Seixal, é relatado que o começo foi cauteloso, com cinco camas, um médico fixo, quatro em rotação e quatro enfermeiros. Mas a Unidade foi ganhando robustez, e foi respondendo a cada vez mais doentes e mais complexos.

Um modelo que só uma equipa de excelência pode levar ao sucesso, dado que se trata de prestação de cuidados ao indivíduo com doença aguda, no domicílio. Uma prestação de cuidados de saúde que se vem focando “nas necessidades dos doentes e das famílias/cuidadores de forma individualizada, próxima e humanizada, preservando a qualidade, segurança e o rigor clínico.”

Percursora da Hospitalização Domiciliária em Portugal, a UHD da ULS Almada-Seixal foi chamada a participar na elaboração do Plano Nacional para a Hospitalização Domiciliária, tendo colaborado com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) no desenvolvimento do modelo de financiamento e com a Direção-Geral da Saúde (DGS) na elaboração da Norma da Hospitalização Domiciliária.

Mas a UHD foi também percursora ao estabelecer protocolos com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, estendendo a Hospitalização Domiciliária aos residentes dessas Estruturas, bem como promoveu formação às UHD que foram criadas por todo o País, e que atualmente são perto de 50.

Atualmente a do ULS Almada-Seixal é constituída por uma equipa de cinco médicos e 13 enfermeiros em regime fixo, e quatro médicos a colaborar na prevenção, e ainda assistente social, nutricionista, farmacêutica, assistente operacional, assistente técnica, administrador hospitalar, o que lhe dá uma equipa multidisciplinar, que articula com os serviços hospitalares, com os cuidados de saúde primários e restantes respostas da comunidade para melhor cuidar dos doentes.

Ao completar 10 anos, a UHD com a dedicação e qualidade profissional da sua equipa é distinguida com a certificação de qualidade “Nível Ótimo” da DGS, com referência ao modelo de implementação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía. A primeira UHD do País a obter este nível de certificação. Mas, a maior distinção tem vindo dos doentes e dos seus familiares, ao manifestarem uma taxa de satisfação sempre superior a 95%.

A UHD foi, desde o primeiro momento, uma aposta forte do Hospital Garcia de Orta e assim continuará a ser, num futuro que se espera inovador e sustentável”, afirmou, citado em comunicado da UHD, Pedro Correia Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da ULS Almada-Seixal.

Estes 10 anos são um marco importante neste percurso de renovado sucesso que tem sido o da UHD. Com resposta 24 horas por dia, todos os dias do ano, a equipa multiprofissional da nossa UHD tem conseguido dar uma resposta de excelência aos doentes que serve e é um motivo de muito orgulho para todos nós”, acrescentou Pedro Correia Azevedo.

Para que a UHD da ULS Almada-Seixal continue a manter um percurso ativo, dinâmico e inovador está a ser assumido que se manterá “dotada de meios humanos, logísticos e tecnológicos que permitem o acompanhamento de 24 doentes em simultâneo”, um número que é esperado venha a subir.