Universidade de Lisboa na posição 28 entre as melhores universidades europeias

Universidades portuguesas encontram-se bem colocadas entre as Universidades da Europa no University Teaching Rankings da Times Higher Education (THE). Portugal tem 8 instituições de ensino superior nas 200 posições, com a Universidade de Lisboa a figurar na posição 28.

Universidade de Lisboa na posição 28 entre as melhores universidades europeias
Universidade de Lisboa na posição 28 entre as melhores universidades europeias. Foto: Rosa Pinto

A Universidade de Lisboa é a mais bem posicionada das universidades portuguesas no University Teaching Rankings, das universidades na europa. Um ranking em que os primeiros lugares são ocupados pelas universidades inglesas. O Europe Teaching Rankings 2018 a mais recente iniciativa da Times Higher Education (THE).

O Europe Teaching Rankings 2018 é o primeiro ranking totalmente direcionado para a vertente de ensino e que utiliza 13 indicadores que avaliam todo o ambiente de ensino e aprendizagem, que inclui, entre outros fatores, a interação dos estudantes com os docentes, a dedicação dos estudantes, o sucesso académico, as oportunidades para desenvolver novas competências e conhecimentos, e a preparação para interagir no mercado de trabalho.

Para a constituição do Ranking a THE auscultou por inquérito os estudantes e a avaliação do das opiniões foram muito valorizadas.

De entre as universidades portuguesas a melhor colocada é a Universidade de Lisboa que ocupa a posição 28, segue-se a Universidade do Porto na posição 43, a Universidade do Minho na posição 50, na posição 51-75 a Universidade de Aveiro, também na posição 51-75 a Universidade Nova de Lisboa, na posição 76-100 o Instituto Politécnico do Porto, na posição 101-125 está a Universidade de Coimbra e na posição 126-150 a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.