Universidade de Lisboa no top200 do ranking mundial

Cinco Universidades Portuguesas estão entre as 500 melhores do mundo, com a Universidade de Lisboa a ocupar um lugar entre as posições 151 a 200 do ranking. As Universidades do Minho e de Aveiro figuram pela primeira vez.

Universidade de Lisboa no top200 do ranking mundial
Universidade de Lisboa no top200 do ranking mundial. Foto: Rosa Pinto

A Universidade de Lisboa está entre as posições 151 e 200 do ‘ranking de Xanghai’ que classifica 1200 universidades de todo o mundo, a Universidade do Porto ocupa um lugar entre as posições 301 e 400 e as Universidades de Aveiro, Coimbra e Minho entre as posições 401 e 500.

A posição da Universidade de Lisboa no ranking mundial deve-se à fusão das duas Universidades de Lisboa e “ao resultado do trabalho dos professores, investigadores, trabalhadores administrativos e técnicos, bem como dos alunos de doutoramento no quadro da maior academia portuguesa”, indica a Universidade de Lisboa em comunicado.

Os critérios de avaliação utilizados pelo ‘ranking de Xanghai’ envolve, entre outros, o número de alunos, os prémios nobel atribuídos a ex. alunos bem como a produção científica. Neste campo “verifica-se um aumento muito significativo no critério relativo às publicações científicas indexadas e nas publicações produzidas por autores considerados entre os melhores a nível global (highly cited authors)”, indica a Universidade de Lisboa.

Pela primeira vez fazem parte do ‘ranking de Xanghai’ as Universidades do Minho e de Aveiro e é de destacar que a entrada foi direta para o Top500.

Continua-se a verificar o domínio das Universidades dos Estados Unidos da América (EUA) a ocuparem os primeiros 20 lugares do ranking. Em primeiro lugar a Universidade de Harvard, em segundo a Universidade de Stanford, em terceiro a Universidade de Berkeley e em quarto lugar surge a primeira Universidade não Americana, ou seja, a Universidade inglesa de Cambridge. No Top20 do ranking, 15 são Universidades dos EUA, 4 da Europa (três do Reino Unido e uma da Suíça) e uma da Ásia (Japão).

Da Europa, para além das universidades do Reino Unido e da Suíça, verifica-se que só na posição 30 é que surge a Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, na posição 39 a Universidade de Pierre e Marie Curie, em França, na posição 44 o Instituto Karolinska, na Suécia e na posição 47 surge a Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

A universidade de língua portuguesa mais bem posicionada é a Universidade de São Paulo que ocupa um lugar entre as posições 101 a 150 e a segunda a Universidade de Lisboa.