Universidade do Minho com 2915 vagas de ingresso em 57 cursos

Candidaturas ao concurso nacional de acesso iniciam dia 17 de julho, quarta-feira. A Universidade do Minho oferece no próximo ano letivo 57 cursos de licenciatura e mestrado integrado, e um total de 2915 vagas.

Universidade do Minho com 2915 vagas de ingresso em 57 cursos
Universidade do Minho com 2915 vagas de ingresso em 57 cursos. Foto: DR

A Universidade do Minho disponibiliza 2915 vagas para ingresso no próximo ano letivo em 57 cursos de licenciatura e mestrado integrado. As candidaturas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior têm início quarta-feira, dia 17 de julho, em www.dges.gov.pt.

Os cursos com mais vagas são: Engenharia Informática, com 170; Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, com 140; Direito, com 125; Medicina, com 120; Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, com 88; Enfermagem, com 88; Economia, com 87, e Engenharia Mecânica, com 82.

A Universidade do Minho indicou que para 2019/2020 a licenciatura em Negócios Internacionais que passa do regime pós-laboral para diurno. Os cinco cursos com horário pós-laboral são Contabilidade, Marketing, Música, Direito e Educação, num total de 168 vagas. Havendo também a oferta do curso de Direito e Educação em regime normal.

A oferta da Universidade do Minho é diversificada e flexível para diferentes perfis de formação, graus etários e profissionais para todos os que pretendam prosseguir estudos, especializar-se ou reorientar a sua formação. A oferta está distribuída pelos polos de Braga (Gualtar, Congregados) e de Guimarães (Azurém, Couros).

Os seus cursos de graduação mais recentes são Artes Visuais, Proteção Civil e Gestão do Território, Criminologia e Justiça Criminal, Engenharia Física, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Teatro e Design de Produto.

Atualmente a Universidade do Minho com mais de 19.000 estudantes a frequentar cerca de 200 cursos de graduação e pós-graduação, 32 centros de investigação, 12 Escolas/Institutos, possui intercâmbios com 80 países, bolsas de excelência para os melhores alunos, 70 modalidades desportivas à escolha, é uma das mais vibrantes academias do país.

Primeira fase de candidaturas termina a 6 de agosto

A primeira fase do concurso nacional de acesso decorre até 6 de agosto, e os resultados divulgados a 9 de setembro. A Universidade dispõe de um Gabinete de Apoio ao Acesso, nos Serviços Académicos da UMinho, no campus de Gualtar, com o telefone 253604590 e email acesso@saum.uminho.pt, para prestar apoio aos candidatos.

A segunda fase do concurso inclui as vagas sobrantes e decorre de 9 a 20 de setembro, sendo os resultados anunciados no dia 26 de setembro. A terceira e última fase, nos casos aplicáveis, realiza-se de 3 a 7 de outubro, e os resultados são conhecidos no dia 11 de outubro.