Universidade do Minho comemora os 45 anos

Para assinalar os 45 anos da Universidade do Minho realiza-se no salão Medieval do Largo do Paço, em Braga, dia 18 de fevereiro, uma sessão solene que inclui o respetivo cortejo académico e a entrega do Prémio de Mérito Científico.

Universidade do Minho comemora os 45 anos
Universidade do Minho comemora os 45 anos. Foto: © Rosa Pinto

A Universidade do Minho (UMinho) assinala os 45 anos de existência no dia 18 de fevereiro. A celebração ocorre com uma sessão solene no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga.

Na cerimónia intervém o reitor Rui Vieira de Castro, o presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e o presidente da Associação Académica, Nuno Reis.

Também faz parte da cerimónia o tradicional cortejo académico e a entrega do Prémio de Mérito Científico, dos diplomas de reconhecimento aos funcionários mais antigos, dos prémios escolares e das cartas doutorais.

Os momentos musicais são da responsabilidade do Coro Académico da UMinho, que é acompanhado pelo Ensemble de Metais do Departamento de Música da UMinho, sob a direção de Sílvio Cortez.

No âmbito das comemorações foi já realizada, em Braga e em Guimarães, uma Gala de Ópera da Orquestra e do Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho com as solistas Marina Pacheco (soprano) e Patrícia Quinta (mezzo soprano), com direção do maestro José Maria Moreno.