Universidade do Minho dá boas-vindas a novos estudantes estrangeiros

Universidade do Minho organiza sessão de boas-vindas para acolher 150 novos estudantes estrangeiros. A receção decorre no dia 12 de setembro no campus de Azurém da Universidade.

Universidade do Minho dá boas-vindas a novos estudantes estrangeiros
Universidade do Minho dá boas-vindas a novos estudantes estrangeiros. Foto: DR

A Universidade do Minho (UMinho) vai receber cerca de 150 estudantes estrangeiros que ingressaram na Instituição através do concurso especial de acesso para estudantes internacionais. Para receber os estudantes a UMinho preparou um programa de acolhimento de dois dias, que envolve, para além da sessão de boas-vindas conduzida pela pró-reitora para a Internacionalização, Carla Martins, visitas aos campi universitários e às cidades de Braga e Guimarães.

No primeiro dia de acolhimento, 12 de setembro, os estudantes são recebidos numa sessão de boas-vindas no campus de Azurém da UMinho (Anfiteatro 0.20, Ed. 2), a partir das 11h00, seguindo-se uma visita guiada e um almoço. Durante a tarde estão organizadas visitas ao Castelo e ao Paço dos Duques de Bragança e ao centro histórico da cidade de Guimarães.

Dia 13 de setembro, sexta-feira, pelas 10h00 os estudantes tomam conhecimento das unidades de serviço da UMinho, como o Gabinete de Apoio ao Ensino e os Serviços de Documentação e de Ação Social. Ainda durante a manhã, decorre uma visita ao campus de Gualtar. Ao início da tarde os cerca de 150 estudantes são convidados a visitar o centro da cidade de Braga, nomeadamente o centro histórico, sendo recebidos no Salão Nobre do Largo do Paço, pela vice-reitora para a Educação, Laurinda Leite.

Estudantes em mobilidade também já estão na UMinho

A chegada destes estudantes internacionais de licenciatura e mestrado integrado veem aumentar o número de estudantes de várias nacionalidades que vão passar pela Universidade durante o ano letivo.

No dia 9 de setembro, segunda-feira, cerca de 350 estudantes de mobilidade que vão realizar um período de estudos/estágio durante o 1º semestre já foram recebidos pelo na instituição pelo reitor, Rui Vieira de Castro, numa sessão de boas-vindas.

De entre os estudantes de mobilidade encontram-se estudantes de 37 países, entre os quais da Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia, Arménia, Brasil, Colômbia e China. De destacar pelo número os estudantes brasileiros que totalizam 78 estudantes, mas também os 50 estudantes espanhóis, os 45 italianos, os 25 turcos e os 21 alemães.