Universidade do Minho lidera posição portuguesa no ranking GreenMetric de 2025 entre as mais sustentáveis do mundo

Universidade do Minho lidera posição portuguesa no ranking GreenMetric de 2025 entre as mais sustentáveis do mundo
Universidade do Minho lidera posição portuguesa no ranking GreenMetric de 2025 entre as mais sustentáveis do mundo. Foto: Rosa Pinto

A Universidade do Minho é a instituição portuguesa de ensino superior melhor colocada no “UI GreenMetric World University Rankings 2025”, ao ocupar a posição 148ª do ranking mundial, a seguir as duas mais bem colocadas são a Universidade Nova de Lisboa na posição 152, e o Instituto Politecnico De Viana Do Castelo na posição 156. O ranking avaliou a sustentabilidade ambiental de 1745 universidades de 105 países.

Desde 2017 que a Universidade do Minho é a melhor qualificada entre as instituições portuguesas e este ano sobressou na utilização de águas, tratamento de resíduos, educação e investigação.

A atual posição permite avaliar que a Universidade do Minho está comprometida com a sustentabilidade ambiental é que lhe é uma marca identitária. Assume a Universidade do Minho o compromisso estratégico de “construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor”.

Uma posição mundial que revela “também o esforço da instituição em prol do desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, bem como nas suas práticas internas, políticas e procedimentos.”

Em comunicado, a Universidade do Minho indicou que “prossegue empenhada na sua estratégia de desenvolvimento sustentado pondo ênfase na articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.”

A edição de 2025 do “UI GreenMetric World University Rankings” reflete um aumento significativo de instituições relação ao ano de 2024, que incluiu a participação de 1.477 universidades em 95 países.

Assim, a influência dos padrões criados pela UI continuam a expandir-se com a participação dos 10 novos países, em 2025: República Democrática do Congo, Tanzânia, Geórgia, Tajiquistão, Camarões, República de Chipre, Mongólia, Chipre do Norte, República Dominicana e Japão. Um crescimento que “comprova que a estrutura de avaliação da UI – baseada em 58 indicadores distribuídos por 6 critérios – tornou-se uma referência universal para as instituições de ensino superior de todos os continentes.

Entre as Universidades mais Sustentáveis ​​do Mundo em 2025 com base numa avaliação abrangente está a Wageningen University & Research, da Holanda, que foi nomeada a Universidade Mais Sustentável do Mundo em 2025.

Top 10 das Universidades mais Sustentáveis ​​do Mundo em 2025 estão:

  1. Wageningen University & Research (Holanda)
  2. University College Cork (Irlanda)
  3. Nottingham Trent University (Reino Unido)
  4. Umwelt-Campus Birkenfeld (Alemanha)
  5. Universidade de São Paulo (Brasil)
  6. Universidade de Groningen (Holanda)
  7. Universidade da Califórnia, Davis (EUA)
  8. Universidade de Connecticut (EUA)
  9. Universidade de Bolonha (Itália)
  10. Universidade de Bremen (Alemanha)