A Universidade do Minho (UMinho) apresenta para o próximo ano letivo 57 licenciaturas e mestrados integrados. É a universidade do Norte é a segunda do país, depois de Lisboa, com a maior e mais diversificada oferta educativa.
Uma “universidade completa” que resulta da aposta contínua na qualidade do ensino e na ligação desta à investigação e à sociedade, como mostra a aposta nas bolsas de excelência aos melhores candidatos e estudantes ou no Prémio UMinho de Iniciação à Investigação, que reconhece o envolvimento dos estudantes de 1º ciclo em projetos científicos.
Para o ano letivo 2020/21, a UMinho dispõe de 2.915 vagas, com mais de 170 vagas em cursos como Engenharia Informática, 140 em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, 125 em Direito e 120 em Medicina.
Para ajustar a oferta à procura as licenciaturas em Marketing e em Música passam para regime diurno. A licenciatura em Contabilidade continua em regime pós-laboral, enquanto os cursos de Direito e de Educação vão ser ministrados no regime diurno e no regime noturno.
Na presente década a UMinho lançou sete licenciaturas: Artes Visuais, Proteção Civil e Gestão do Território, Criminologia e Justiça Criminal, Engenharia Física, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Teatro e Design de Produto. Com o novo campus de Couros, em Guimarães a receber três dos cursos. Esta academia tem uma identidade forte em formações únicas no país, como Engenharia Têxtil, Engenharia de Polímeros, Biologia Aplicada, Design e Marketing de Moda, Estudos Culturais, Estudos Orientais e Línguas Aplicadas.
A UMinho foi criada em 1973 com uma raiz matricial e tem vindo a beneficiar a da dinâmica da sua região e para ela tem contribuído. Os seus primeiros cursos foram bacharelatos de três anos em Formação de Professores (Matemática, Ciências da Natureza, Francês-Português, Inglês-Português), Línguas Vivas (Francês-Inglês) e Engenharia (Têxtil e Metalomecânica).
As aulas foram tiveram início em dezembro de 1975, com 240 alunos inscritos e 40 docentes. Hoje, a UMinho tem cerca de 19.600 estudantes, sendo 13.000 de licenciatura e mestrado integrado, além de aproximadamente mil docentes, mil investigadores e 650 técnicos, administrativos e de gestão, distribuídos por vários pólos em Braga e Guimarães.
Atualmente a UMinho oferece múltiplas possibilidades a quem quer prosseguir estudos, especializar-se ou redefinir o seu percurso no contexto português ou no panorama internacional. As candidaturas ao concurso nacional de acesso ao ensino superior abrem no dia 7 de agosto de 2020. O próximo ano letivo arranca a 6 de outubro de 2020, após as cerimónias de acolhimento aos novos estudantes.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta