Universidade do Porto em destaque no ranking mundial

Universidade do Porto atinge a melhor classificação no ranking mundial de universidades, ao posicionar-se nas 100, entre as 1400 avaliadas no mundo. As áreas da Engenharia Civil, Gestão da Informação, Ciências Farmacêuticas e Desporto são as melhores classificadas.

Universidade do Porto em destaque no ranking mundial
Universidade do Porto em destaque no ranking mundial. Foto: Rosa Pinto

A edição 2023 do QS World University Rankings by Subject coloca a Universidade do Porto (U.Porto) entre as melhores universidades do mundo, em 28 das 54 disciplinas avaliadas.

A U.Porto atingiu, neste ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), a melhor pontuação de sempre ao figurar entre as 100 melhores universidades do mundo nas áreas da Engenharia Civil (51-100), Gestão da Informação (51-70), Ciências Farmacêuticas (94.ª) e do Desporto (51-100).

A Universidade também coloca as áreas de estudo – Agricultura, Arquitetura e Engenharia Química -, entre as 101 e as 150 melhores do mundo e as áreas da Educação, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Geofísica, Arte e Design, Ciências Biológicas, Ciências do Ambiente e Medicina, na classificação entre as 150 e as 250 melhores.

Entre as Universidades portuguesas, a Universidade do Porto surge como a melhor classificada em 17 disciplinas: Arte e Design, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Gestão de Informação, Medicina e Psicologia, Agricultura, Arquitetura, Ciência dos Materiais, Educação, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Química, Geofísica, Geologia, Linguística e Psicologia.

Para além da avaliação por áreas de estudo, o QS World University Rankings by Subject classifica as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento, e em todas elas, a U.Porto regista uma significativa subida na classificação, sendo o domínio das Ciências da Vida e da Medicina o que apresenta a melhor posição mundial (139.ª).

Mas a maior subida regista-se no domínio das Ciências Sociais e Gestão, em que a U.Porto escala 64 lugares até à 298.ª posição, com uma subida de 50 posições no domínio das Ciências Naturais (233.º). A U.Porto surge ainda na 193.ª posição em Engenharia e Tecnologia e na 261.ª em Artes e Humanidades.

De entre mais de 1400 instituições que estão incluídas nos rankings deste ano, os cinco grandes domínios avaliados são liderados pela Universidade de Harvard (EUA), primeira em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão; pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), o melhor em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia; e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), que lidera em Artes e Humanidades.

A avaliação das universidades contempladas no QS World University Rankings by Subject tem como base dados de inquéritos a empregadores e acadêmicos de todo o mundo, bem como métricas de produção científica recolhidas da base de dados Scopus/Elsevier.