Universidade do Porto inaugura novos espaços culturais

Edifício da Reitoria da Universidade do Porto quadruplica espaços dedicados a exposições e espetáculos. A inauguração dos novos espaços é o momento para homenagear Paulo Cunha e Silva, que foi vereador da Cultura e professor da Universidade.

Universidade do Porto
Universidade do Porto. Foto: © Rosa Pinto

A Universidade do Porto (U.Porto) inaugura a dia 3 de abril, novos espaços culturais no edifício da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos, com a abertura de uma exposição de homenagem a Paulo Cunha e Silva, o vereador da Cultura e professor da U.Porto, falecido em novembro de 2015.

O programador cultural será a Figura Eminente da Universidade do Porto 2019, um ciclo anual destinado a homenagear o legado das maiores figuras da instituição. O ciclo de homenagem a Paulo Cunha e Silva arranca com a exposição “À Volta do Ato Médico”, uma proposta original que o próprio Paulo Cunha e Silva apresentou à Universidade do Porto e que agora se concretiza, com base no guião por ele desenvolvido em 2012, e que não pode concretizar devido à eleição como vereador da Câmara Municipal do Porto no ano seguinte.

A inauguração da exposição marca a abertura dos novos espaços de fruição cultural que a Universidade do Porto vai abrir à cidade, em plena baixa do Porto, no edifício da Reitoria, quadruplicando o espaço disponível até agora. Novas salas de exposições e um auditório multifunções, com programação regular ao longo de todo o ano, aberta ao público em geral.

A Universidade do Porto indicou em comunicado que a sessão de inauguração conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, que com José Barros, docente do ICBAS e Diretor Clínico do Centro Hospitalar do Porto, são intervenientes numa mesa-redonda a realizar após a primeira visita guiada à exposição.

A exposição “À Volta do Ato Médico” é a primeira de várias iniciativas, entre conferências, exposições e workshops, do programa de comemorações da Figura Eminente da U.Porto 2019, que, entre abril e dezembro, será dedicado à vida e obra de Paulo Cunha e Silva. As comemorações da Figura Eminente culminam no lançamento do livro “Caosar: Pensamento de Paulo Cunha e Silva”, uma compilação de textos inéditos da tese de doutoramento do próprio.