Universidade Nova de Lisboa integra consórcio sobre jornalismo científico

Consórcio, de que faz parte a Universidade Nova de Lisboa, recebe 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação para a criação de programa de residência para jornalistas científicos em instituições de investigação de toda a Europa.

Universidade Nova de Lisboa integra consórcio sobre jornalismo científico
Universidade Nova de Lisboa integra consórcio sobre jornalismo científico. Foto: Rosa Pinto

O Conselho Europeu de Investigação (CEI) selecionou um consórcio de organizações para a criação de um programa de residência para jornalistas científicos em instituições de investigação de toda a Europa. Para o desenvolvimento dos trabalhos, o CEI atribui ao consórcio uma subvenção de 1,5 milhões de euros.

Do consórcio selecionado faz parte a Universidade NOVA de Lisboa, o Centro de Ética para as Ciências e o Jornalismo, em Itália, a Universidade de Pompeu Fabra, de Espanha, e a Enspire Science de Israel, que coordenam o projeto.

O projeto “FRONTIERS” que deverá decorrer de 2023 a 2027, vai permitir que até 40 jornalistas científicos possam passar 3 a 5 meses com equipas de investigação, e aprender e trabalhar em projetos.

Assim, o projeto irá ajudar os jornalistas a mergulharem no ambiente de investigação e a interagirem com cientistas e investigadores. Universidades e centros de investigação europeus que realizam investigação exploratória, em qualquer domínio do conhecimento, poderão participar no programa de residência para jornalistas.