URBACT City Festival em Lisboa

Programa europeu URBACT escolhe Lisboa para a reunião anual das cidades sobre as políticas para um desenvolvimento urbano sustentável. Mais de 210 municípios vão estar representadas em Lisboa nos dias 13 e 14 de setembro, no 3.º Urbact City Festival.

URBACT City Festival em Lisboa
URBACT City Festival em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

A reunião anual das cidades europeias sobre políticas para um desenvolvimento urbano sustentável vai decorrer em Lisboa, em setembro deste ano, uma escolha feita pelo Programa Europeu URBACT, e que acaba de ser divulgada.

O programa URBACT está enquadrado no programa de Cooperação Territorial Europeu com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável das cidades da Europa. É um instrumento da Política de Coesão, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e envolve para além dos 28 Estados-Membros, a Noruega e Suíça.

O programa europeu pretende fornecer soluções para os principais desafios urbanos, inserindo-se o debate em questões como: Como podemos tornar as nossas cidades mais iguais? Mais acolhedoras para os recém-chegados? Como podemos aumentar a atratividade das nossas cidades e combater o desemprego? Verificar que as cidades estão preparadas para a mudança climática e se são resilientes? Como podemos fazer tudo isso com menos recursos? Questões que estão sempre a crescer nas cidades europeias e às quais é necessário encontrar respostas.

Na terceira edição do URBACT City Festival mais de 210 cidades europeias vão mostrar o trabalho realizado nos últimos 3 anos. De acordo com o URBACT vão ser apresentados alguns dos resultados atingidos, de forma que sirvam como boas práticas para que outras cidades as possam acolher e sirvam “como banco de teste para soluções inteligentes e inovadoras”.

De entre diversos ações desenvolvidas e em curso a Câmara Municipal de Lisboa vai apresentar a Estratégia de Desenvolvimento Local – BIP e o programa Lojas com História. “Estas são duas das boas práticas em destaque e que foram distinguidas com um prémio por esta agência europeia como exemplos para a discussão do que deve ser o futuro das cidades.”

O URBACT City Festival “tem vindo a revelar-se um palco cada vez mais alargado para debater os atuais desafios do desenvolvimento das cidades, tanto na Europa, como noutros pontos do globo, assumindo-se como que Laboratório urbano, em que os participantes são conduzidos através de um programa de dois dias repleto de intercâmbios estruturados e encontros.”

Nos dias 13 e 14 de setembro de 2018, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, os diversos participantes vão abordar as diversas questões ligadas às cidades, mas também vão efetuar visitas externas “para compreender melhor Lisboa e explorar os diferentes aspetos dos seus desenvolvimentos recentes.”