UTAD distingue Presidente da Junta Regional da Galiza com Doutor Honoris Causa

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro distingue, com o grau Doutor Honoris Causa, o Presidente da Junta Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo. Uma distinção pela ligação entre a Galiza e o Douro.

Presidente da Junta Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo
Presidente da Junta Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo. Foto: DR

O Presidente da Junta Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, é distinguido com o grau Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A distinção reconhece a importância da aproximação estratégica da Junta Regional da Galiza ao Douro.

Na proposta do reitor António Fontainhas Fernandes ao Conselho Geral da Universidade para a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Alberto Núñez Feijóo, sublinhou “a importância da aproximação estratégica da Junta Regional da Galiza ao Douro nas áreas da vinha, turismo, agricultura inteligente, economia, entre outras, sendo memorável também a intervenção decisiva do povo galego na construção do Douro Vinhateiro que viria a ser considerado Património Mundial pela UNESCO”.

O reitor da UTAD considera que a atribuição da distinção vai, também, contribuir “para reforçar a ligação das três Universidades do Norte de Portugal, e da UTAD em particular, às três Universidades da Galiza.”

Alberto Núñez Feijóo, natural de Ourense, atual presidente do partido popular da Galiza, é licenciado em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela e está ligado à administração autonómica desde 1985, onde ingressou como membro do Corpo Superior da Administração Geral da Junta.

Ao longo da carreira pública desempenhou altos cargos diretivos em diversos ramos da administração galega, destacando-se como presidente da Sociedade Estatal de Correios e Telégrafos S.A. e como conselheiro de Política Territorial, Obras Públicas e Habitação.

Em 2003 foi distinguido com a Grã Cruz de Isabel a Católica, Conselheiro da Política Territorial, Obras Públicas e Habitação da Junta da Galiza, em 2004 foi nomeado vice-presidente da Junta Regional da Galiza, e em 2009 foi eleito presidente.