UTAD quer tornar património rota do contrabando

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) quer desenvolver um processo de patrimonialização da rota do contrabando da aldeia raiana de Tourém, no concelho de Montalegre.

UTAD quer tornar património rota do contrabando
UTAD quer tornar património rota do contrabando. Bento Grilo, um dos rostos da memória do contrabando. Foto: © DR

Para patrimonializar a rota do contrabando da aldeia raiana de Tourém, um estudo da UTAD fez o levantamento dos lugares de memória e dos testemunhos de antigos contrabandistas. Um estudo documental foi realizado pelo jovem investigador Hugo Carvalho dos Santos.

O estudo que foi elaborado no âmbito do mestrado em Comunicação e Multimédia teve a orientação de Emanuel Peres Correia e Leonel de Castro, ambos docentes da UTAD.

Neste estudo é proposta uma reflexão sobre o futuro da fronteira potenciando a memória dos lugares, hoje em vias de desertificação, retratando as pessoas que, em épocas diferentes, participaram na atividade clandestina do contrabando, bem como os percursos, maioritariamente isolados e abrigados, refere a UTAD em comunicado.

Com cerca de uma centena e meia de habitantes, em Tourém ninguém esconde o passado da localidade ligado ao contrabando, não só de produtos e animais, mas também de pessoas que tentavam, ‘a salto’, atravessar a fronteira e emigrar para outros países.

O estudo permitiu verificar que com o poder central demasiado longe e durante séculos votada ao esquecimento, a povoação criou laços e métodos próprios de ligação no comércio com o outro lado da fronteira, havendo uma convivência muito próxima entre povos, que por vezes ia contra a inimizade e mesmo a guerra entre os países.

O contrabando fazia-se com o café para lá e o bacalhau para cá, mas também petróleo, lingotes de cobre, chumbo, gasóleo, cabeças de gado, vinho e outros bens. Havia códigos de ética entre contrabandistas e códigos estratégicos para enganar as autoridades, indica o comunicado da UTAD.

“O vinho de Espanha era ruim, mas era barato”, testemunha no estudo um dos antigos contrabandistas, que em pequeno, antes das aulas, ia ao vinho ao outro lado da raia. Num desses dias foi apanhado e preso pelos guardas com um garrafão de vinho com quatro litros.

A mãe do jovem contrabandista teve de pagar 450 escudos para o libertarem, o que “naquele tempo valia quase tanto como um bezerro”. Mas o vinho ficaram os guardas com ele. “Nessa altura tudo comia – refere um dos testemunhos. – Os guardas também comiam. Eles ganhavam mais do que nós. Os maiores contrabandistas eram eles. Comiam bem. Quando deixavam passar um, já tinham comido dois”.

Rico de memórias de miséria e sofrimento, de histórias humanas vividas por um povo que lutava como podia para sobreviver em terras isoladas, o estudo de Hugo Carvalho dos Santos propõe-se constituir como “um documento que ajude na preservação e patrimonialização da memória do contrabando e da fronteira de Tourém”.

O estudo é enriquecido com muitas imagens de pessoas e lugares, e a rota de contrabando proposta apresenta-se como repositório da memória de uma clandestinidade corajosa com imensos registos, não apenas os ligados ao contrabando, mas também as histórias de pessoas e lugares que auxiliavam a emigração ‘a salto’ e que acolhiam galegos fugidos à ditadura franquista.

Na rota do contrabando de Tourém, realça-se ainda o reconhecimento popular da capela de S. Lourenço que a tradição consagrou como padroeiro dos contrabandistas, uma vez que era junto dela que sucediam muitas das operações clandestinas, na crença de que o santo as auxiliava.