Vacinação antigripal é uma forma eficaz de evitar a doença

A vacinação é uma das formas mais eficazes de se evitar doenças e para um melhor esclarecimento foi lançada a campanha “Juntos protegemos: as vacinas funcionam”. A Semana Mundial da Vacinação assinala-se de 24 a 30 de abril.

Vacinação antigripal é uma forma eficaz de evitar a doença
Vacinação antigripal é uma forma eficaz de evitar a doença. Foto: DR

Um debate sobre o papel da vacinação antigripal em Portugal e a necessidade de haver um papel ativo na sua promoção reuniu especialistas da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF), GRESP – Grupo de Estudos em Doenças Respiratórias, Associação RESPIRA e Associações de Estudantes de Medicina e Farmácia.

O encontro decorreu no dia 22 de abril, antecipando a Semana Europeia da Vacinação que se assinala de 24 a 30 de abril e que está inserida na Semana Mundial da Vacinação preconizada pela Organização Mundial da Saúde. O encontro permitiu também celebrar os 10 anos do Vacinómetro, um projeto pioneiro em Portugal, promovido pela SPP em parceria com a APMGF e com o apoio da Sanofi.

O Vacinómetro permite monitorizar, em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção Geral da Saúde.

Cátia Caneiras e Filipe Froes, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, referiram que a gripe continua a ser um importante problema de saúde pública e que, apesar dos resultados bastante positivos, há ainda um caminho a percorrer na sensibilização para a importância da vacinação.

Os especialistas destacaram também a tripla responsabilidade que os profissionais de saúde têm: de se proteger, de proteger os que cuidam e de recomendar a vacina, sendo que 60% dos doentes vacinaram-se por recomendação do profissional de saúde.

Para clarificar mitos e crenças associados à vacinação, foi lançada a campanha “Juntos protegemos: as vacinas funcionam”. A campanha tem como objetivo alertar a população em geral para a importância da vacinação.

Para Cátia Caneiras e Filipe Froes “a hesitação na vacinação, ou seja, a relutância ou a recusa em vacinar, apesar da disponibilidade de vacinas, ameaça reverter o progresso feito no combate a doenças evitáveis e é uma das 10 principais ameaças à Saúde Global em 2019, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A vacinação é uma das formas mais eficazes de se evitar doenças”.

Vacinação antigripal é uma forma eficaz de evitar a doença
Vacinação antigripal é uma forma eficaz de evitar a doença