Vacinação da gripe sazonal já chegou a mais de 868 mil

Vacinação da gripe sazonal vai entrar na 2º fase da época gripal 2016/2017, tendo terminado a primeira fase com mais de 868 mil portugueses acima dos 60 anos já vacinados.

Vacinação da gripe sazonal já chegou a mais de 868 mil
Vacinação da gripe sazonal já chegou a mais de 868 mil. Foto: Rosa Pinto

De acordo com a primeira avaliação do relatório do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários, o número de pessoas que já foram vacinados contra a gripe sazonal compreende:

  • 37% são portugueses com 65 ou mais anos;
  • 33% são indivíduos portadores de doenças crónicas;
  • 21% são profissionais de saúde com contacto direto com doentes;
  • 17% têm idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos.

O Vacinómetro permite monitorizar em tempo real a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde, ou seja, junto de quatro grupos de indivíduos, em que ao grupo 1 pertencem os de idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, ao grupo 2 os de idades com 65 ou mais anos, o grupo 3 os portadores de doenças crónicas e grupo 4 profissionais de saúde em contacto com doentes, ou seja, indivíduos trabalhadores em instituições de saúde.

O Vacinómetro permitiu estimar que do total dos grupos que foram vacinados pela primeira vez, 19% dos indivíduos pertencem aos grupos prioritários para a vacinação e cerca de 81,4% já tinham sido vacinados noutras épocas;

Por outro lado foi possível estimar que tenham intenção de se vacinar 42,4% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação, e destes, 52% dos indivíduos são pessoas com mais de 65.

A análise aos dados do Vacinómetro revela ainda até ao momento não haver grande diferenciação na vacinação por género. Das mulheres inquiridas 27,0% já tinha recebido a vacina, uma percentagem semelhante à dos homens inquiridos, com 27,6%.

Pelo 8º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur MSD (SPMSD), apresentam os resultados da primeira vaga do Vacinómetro.

A iniciativa conjunta da SPP, da APMGF e SPMSD, vai decorrer durante 5 meses. Os próximos resultados serão divulgados nas seguintes datas: 8 de novembro 2016, correspondendo à 2ª fase de vacinação, 6 de dezembro correspondendo à 3ª fase e 28 de fevereiro de 2017 contemplando os resultados finais da campanha de 2016/2017.