Valença reúne gentes do Minho e da Galiza na secular Feira dos Santos de Cerdal

Valença reúne gentes do Minho e da Galiza na secular Feira dos Santos de Cerdal
Valença reúne gentes do Minho e da Galiza na secular Feira dos Santos de Cerdal. Foto: DR

A Feira Anual dos Santos de Cerdal, Valença, um dos mais antigos e expressivos eventos populares do Noroeste Peninsular, recebe, nos dias 1 e 2 de novembro, minhotos e galegos, num encontro onde as tradições persistem no tempo como património.

Uma feira que é um espaço de comércio onde em mais de 400 tendas se podem encontrar os mais variados produtos, como: vestuário, calçado, têxteis-lar, louças, utensílios e maquinaria agrícola, produtos do campo, mas também gado bovino, equino, caprino e ovino, e as tasquinhas tradicionais. Um evento para todos, com parques de diversões e outros atrativos para os gostos dos visitantes.

Mas a Feira dos Santos de Cerdal é 𝐏𝐚𝐭𝐫𝐢𝐦𝐨́𝐧𝐢𝐨 𝐂𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚𝐥 𝐈𝐦𝐚𝐭𝐞𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥, um evento que ocorre há mais de três séculos, e ainda, atualmente, considerado o principal certame de outono entre a Galiza e o Norte de Portugal, que se distingue pela sua forte ligação às tradições e rituais que marcam a identidade local.

A Câmara Municipal de Valença dá conta que no 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, é um ponto alto da feira, e que no dia 2 de novembro, conhecido como “Feira das Trocas”, os visitantes podem substituir produtos adquiridos na véspera que, por algum motivo, não se revelaram adequados – um costume que atravessa gerações e continua a fazer parte da vivência das gentes neste evento secular.

As noites de convívio são a 31 de outubro e 1 de novembro. Um convívio que se dá à mesa, entre a degustação dos tradicionais vinhos novos e dos petiscos típicos como rojões, moelas, bifanas e pratos de bacalhau. Na animação musical estão as concertinas e as desgarradas, para o ambiente festivo do evento.

Da Feira dos Santos de Cerdal as tradicionais corridas de garranos em passo travado, onde os ginetes demonstram a elegância e robustez da raça autóctone, estão agendadas a iniciar para as 15h00 do dia 1 de novembro, e com as a serem feitas no local, imediatamente antes das provas.